
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 1ª Regional de Paranaguá, participou nesta quarta-feira (13), no Litoral do Paraná, do mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação foi realizada em conjunto com a Defesa Civil, Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde dos sete municípios de abrangência, com o objetivos de remover criadouros, orientar a população para os cuidados e reduzir a transmissão na região.
As equipes estadual e municipais direcionaram as ações onde existem os maiores números de casos e focos do mosquito e ainda fizeram a retirada de materiais que poderiam auxiliar na proliferação da dengue.
Os profissionais visitaram os municípios de Paranaguá (Ilha do Valadares), Morretes (Região Central), Guaraqueçaba (Praça Central), Antonina (na localidade do Km 4, entrada da cidade), Pontal do Paraná (no Centro de Pontal do Sul), Guaratuba (Bairro Vila Esperança) e Matinhos (Balneário de Inajá).
De acordo com dados do último informe epidemiológico da dengue, publicado nesta terça-feira (12), a 1ª RS de Paranaguá é uma das regionais que registra mais casos, com 333 confirmações. Considerando números absolutos, ela está na 5ª posição em relação às 22 Regionais.
Somente o município de Paranaguá concentra 278 casos da doença. Antonina tem 18 casos confirmados, Guaratuba, 17, Pontal do Paraná, 13, e Guaraqueçaba e Morretes não contabilizaram nenhum caso. Esses números são referentes ao período epidemiológico da dengue 2023/2024, iniciado em 30 de julho.
“Essa foi mais uma das ações de controle e monitoramento das arboviroses. Com as temperaturas mais altas a tendência é ocorrer aumento significativo no número de casos, principalmente pelo alto fluxo de pessoas na região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
DENGUE– Desde o início do atual período epidemiológico, em 30 de julho, houve 33.540 notificações de dengue no Paraná , sendo 2.825 nesta última semana. Há ainda 6.472 casos em investigação e 19.642 foram descartados. O Estado registrou um óbito em Marilena, no Noroeste do Estado.
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°