Terça, 25 de Fevereiro de 2025
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Justiça Tocantins

Governo do Tocantins participa do II Encontro de Inteligência Penitenciária em Brasília

No evento foram compartilhados experiências e conhecimentos para lidar com o desafio de ofertar um Sistema Penal cada vez mais justo, eficaz e inte...

07/12/2023 às 13h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Evento reuniu servidores de todo o país que atuam em áreas ligadas à inteligência - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Evento reuniu servidores de todo o país que atuam em áreas ligadas à inteligência - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Penal, participou do II Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária, nessa segunda, 4, e terça-feira, 5, na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília/DF. O evento, promovido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Senappen, reuniu representantes de mais de 45 instituições dos estados e da União, incluindo gestores estaduais do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), em um esforço conjunto para enfrentar os desafios complexos do sistema penitenciário e prisional brasileiro.

A Polícia Penal teve participação de destaque, durante o segundo dia do evento, em que a Coordenação do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias (CSNIP), integrante da Dipen, realizou uma apresentação sobre novas tecnologias. Os policiais penais Felipe Reis e Carlesandro Gaspar, atualmente em missão na Senappen, demonstraram como o conceito de Business Intelligence (BI) foi aplicado para contextualizar os dados do Sisdepen. Eles apresentaram a criação de um data warehouse, que relaciona os dados por assunto, gerando informações relevantes para a tomada de decisões.

Essa iniciativa resultará em novos dashboards detalhados do Sisdepen, beneficiando o Tocantins com dados históricos desde 2016 e permitindo a aplicação eficiente de políticas públicas para aprimorar a execução penal no Estado.

O evento sublinhou a importância do compartilhamento de experiências e conhecimentos para lidar com os desafios do sistema carcerário, reafirmando o compromisso da Senappen, em parceria com o Governo do Tocantins, com a promoção da cooperação e a melhoria contínua na coleta de dados no âmbito da inteligência penitenciária.

Continua após a publicidade


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários