
O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado nesta sexta-feira (1º/12) e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. Em Camaçari, a Secretaria da Saúde (Sesau), através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (Cres), atua na prevenção e no combate à Aids.
De acordo com o Cres, em Camaçari, 1.060 pacientes são acompanhados mensalmente pela equipe da unidade. 98% desses pacientes contraíram HIV por não usarem o preservativo em relações sexuais. Segundo levantamento do centro, todos os anos surgem em média de 100 a 120 novos casos na cidade, o que pode e deve diminuir, se as pessoas se conscientizarem da importância de usar a camisinha.
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. A epidemia do HIV já existe há mais de 30 anos e de lá para cá, muitas mudanças e avanços no tratamento puderam garantir a manutenção da saúde e a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. Vale reforçar que, o uso do preservativo é a maneira mais eficaz de se prevenir contra o vírus, e em todas as unidades de saúde do município há a distribuição gratuita.
No Cres são disponibilizados diariamente testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C. No centro são realizados o tratamento de todos os pacientes infectados com a distribuição dos medicamentos e acompanhamento com médico infectologista, psicóloga, assistente social, nutróloga e enfermagem.
No que se refere à prevenção, atualmente a melhor estratégia para a mudança dessa situação é a Prevenção Combinada, que faz uso simultâneo de diferentes abordagens e ações voltadas à redução do risco de exposição. As intervenções contribuem para o aumento da informação e da percepção do risco de exposição ao HIV, mediante incentivos às mudanças de comportamento da pessoa e da comunidade em que ela está inserida.
Apesar dos avanços no tratamento medicamentoso e na prevenção, o maior desafio é superar a discriminação sofrida pelas pessoas que vivem com HIV. Essas pessoas têm seus laços rompidos, sofrem exclusão no mercado de trabalho e principalmente barreiras no acesso aos serviços de saúde, impactando negativamente suas condições de vida e consequentemente seus direitos ao exercício da cidadania. O dia 1º de dezembro é um marco para sensibilizar a todos para a importância da prevenção e respeito aos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí Mín. 25° Máx. 26°