
O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), promoveu uma ação em todas as unidades da instituição, com o objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados contra o câncer de próstata, foco da campanha Novembro Azul. A ação aconteceu nessa terça-feira, 28, e trouxe rodas de conversa, palestras e ações de vacinação e testes rápidos, destacando a importância do cuidado na saúde masculina.
Os agentes vestiram azul em favor da campanha para conscientizar também os cidadãos que foram até as centrais em busca de atendimento. O foco principal foi esclarecer a relevância da prevenção, em consonância com o mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Aação desdobrou-se em atividades variadas. Em Rio Branco, os servidores foram beneficiados com serviços de saúde, desde aferição de sinais vitais até testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, vacinação e orientações de saúde, essa foi uma parceria realizada com o serviço Social do Comércio (Sesc) Saúde.

A diretora da OCA, Francisca Brito, destacou: “integramos em nosso calendário essa importante campanha, porque além de termos muitos servidores do sexo masculino, também recebemos diariamente muitos homens em busca de atendimento. Então, aproveitamos o horário de expediente para conscientizar a todos sobre o tema, além de ofertar atendimentos de saúde, um cuidado a mais com nossos servidores”.
Na capital acreana, como nas unidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Xapuri, a conscientização foi promovida por meio de palestras informativas, destacando os cuidados necessários para a saúde masculina. O mês de novembro se torna um ponto focal para combater o câncer de próstata, o tipo mais prevalente entre os homens.
As rodas de conversa proporcionaram um espaço para discussões abertas sobre a saúde do homem, desmistificando tabus e incentivando a adoção de hábitos preventivos. O mês de novembro é mais um lembrete tangível da importância de se ter atenção com a saúde, por isso cada unidade se torna um ponto de disseminação de informação, promovendo uma mudança positiva na abordagem dos homens em relação à própria saúde.






Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí Mín. 25° Máx. 26°