
Com o objetivo de debater e promover ações de combate à Malária, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e 14 municípios do Tocantins participam doCurso de Formação de Lideranças - Repensando a Malária: O Caminho para a Eliminação.O evento é promovido pelo Ministério da Saúde(MS), realizado em São Luís (MA), no período de 27 de novembro a 1º de dezembro e reúnegestores, técnicos e pesquisadores que atuam no combate à doença no país.
Os participantes foram selecionados via análise curricular feita pelo Ministério da Saúde. "O curso oferece uma oportunidade valiosa para o Tocantins combater efetivamente a malária. Ao capacitar profissionais com habilidades multidisciplinares e atualizar sobre estratégias prioritárias, o curso fortalece a equipe local. A integração entre participantes, serviços de saúde e academia cria uma rede colaborativa, permitindo a disseminação eficaz de conhecimentos e práticas. Os participantes, munidos de subsídios técnicos-científicos, podem aplicar estratégias mais eficientes em suas regiões, contribuindo significativamente para a eliminação da malária no Tocantins”, destacou obiólogo e técnico da área de vigilância da Malária e Tracoma/SES-TO,MarcoAuréliode Oliveira Martins.
A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Guaraí (HRG), Maria José Neres da Silva afirmou que “a participação da equipe de saúde do Tocantins no curso sobre a eliminação da malária, não apenas fortalece os conhecimentos técnicos, mas também reforça o compromisso do Estado em fazer parte ativa do esforço nacional para eliminar essa doença. O intercâmbio de ideias e a colaboração entre os profissionais de saúde prometem ser práticos para avanços inovadores na luta contra a malária no cenário tocantinense”.
Outra participante é a coordenadora técnica de Doenças Vetoriais e Zoonoses do Município de Palmas, Rafaella Xavier Santos, a qual afirmou que “o curso está subsidiando um aprofundamento em novas percepções de estratégias para execução no Município de Palmas, além do fortalecimento das ações de vigilância. É importante ressaltar que a intersetorialidade nas ações de combate a malária é fundamental para atingirmos com êxito a eliminação”.
O técnico do município de Dianópolis, responsável pelo Laboratório de Entomologia Médica e coordenador da Vigilância Ambiental e Endemias, Marcos Wallace Rodrigues de Araújo, reforçou a importância do curso na manutenção dos resultados obtidos pelo Estado. “A manutenção dos resultados será fruto do aumento da vigilância dos casos importados, um trabalho voltado para a educação em saúde, unificação das equipes de saúde do município, para a identificação dos casos de maneira ágil e eficaz. O curso agrega as equipes para terem novos desafios no território”.
O Tocantins está sendo representado por técnicos da SES-TO e dos municípios de Dianópolis, Araguatins, Araguaína, São Félix do Tocantins, Aguiarnópolis, Barrolândia, Palmas, Brasilândia, Guaraí, Porto Nacional, Aragominas, Pau D'arco, e Araguacema.
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento Mín. 25° Máx. 26°