A empresa esportiva PUMA demonstrou que pode transformar uma versão experimental do seu clássico tênis SUEDE em composto com certas condições industriais adaptadas, anunciando os resultados de seu experimento RE:SUEDE, realizado em um período de dois anos.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231129847436/pt/
Sports company PUMA showed that it can successfully turn an experimental version of its classic SUEDE sneaker into compost under certain tailor-made industrial conditions, as it announced the results of its two-year-long RE:SUEDE experiment. (Photo: Business Wire)
Em 2021, a PUMA criou 500 pares do RE:SUEDE experimental, usando camurça curtida Zeology, sola de TPE e fibras de cânhamo. Os RE:SUEDE foram usados durante meio ano por voluntários na Alemanha para testar o conforto e a durabilidade dos calçados antes que a PUMA os enviasse a uma área de compostagem industrial especialmente equipada operada por sua parceira Grupo Ortessa nos Países Baixos.
Foi necessário estabelecer um procedimento especial para transformar os calçados em composto. Primeiro, eles foram triturados e misturados com outros resíduos domésticos verdes e colocados em um túnel de compostagem. Em seguida, eles foram pulverizados com água de lixiviação da compostagem anterior que contém nutrientes e aquecidos naturalmente devidoàatividade biológica eàcirculação de ar controlada no túnel. Após cerca de 3,5 meses, os materiais pequenos o suficiente (<10 mm) para passar por uma peneira foram vendidos como composto de Grau A para uso agrícola (segundo os padrões dos Países Baixos), enquanto os materiais restantes retornaram ao túnel de compostagem até serem reduzidos ao nível desejado (<10 mm). O Grupo Ortessa atendeu a todos os requisitos legais para compostagem aplicáveis em suas instalações nos Países Baixos durante esse processo.
“Embora o RE:SUEDE não pudesse ser processado de acordo com os procedimentos operacionais padrão de compostagem industrial, os calçados eventualmente se transformaram em adubo”, disse Anne-Laure Descours, diretora de fornecimento da PUMA. “Continuaremos a inovar com nossos parceiros para determinar a infraestrutura e as tecnologias necessárias para tornar o processo viável em uma versão comercial do RE:SUEDE, incluindo um esquema de devolução, em 2024”.
A transparência é outro pilar importante da experiência RE:SUEDE, e a PUMA compartilhará suas ideias em um relatório detalhado, para que seus pares e outras partes interessadas possam aprender com a experiência e aplicar os aprendizados às suas próprias iniciativas.
“Aprendemos muito durante o teste do RE:SUEDE e como melhorar nosso processo de compostagem industrial para incluir itens que demoram mais para se decompor”, afirmou Marthien van Eersel, gerente de materiais e inovações da Ortessa. “Embora todos os materiais RE:SUEDE se decomponham, a sola do RE:SUEDE exigiu mais pré-processamento e tempo adicional no túnel de compostagem para se decompor completamente.”
Como resultado do feedback recebido das pessoas que usaram o RE:SUEDE por meio ano, a PUMA melhorará o conforto em futuras versões dos sapatos, melhorando o ajuste geral com o uso de um novo padrão de materiais na parte superior e na palmilha.
O experimento RE:SUEDE foi o primeiro programa, juntamente com o novo programa de reciclagem de poliéster RE:FIBRE, que será lançado como parte do “Circular Lab” da PUMA, um centro de inovação liderado por especialistas em inovação e design da PUMA com o objetivo de criar o futuro dos programas de circularidade da empresa.
Para mais informações, acesse www.Foreverbetter.com e ortessa.com
PUMA
A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo que projeta, desenvolve, vende e comercializa calçados, roupas e acessórios. Há mais de 75 anos, a PUMA promove incansavelmente o esporte e a cultura ao criar produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados nos esportes em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. A empresa colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e para a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach, Alemanha.
Grupo Ortessa
Ortessa é um grupo de cinco empresas de gestão de resíduos: veyzle, Lammertyn.net, van Kaathoven, Rondo e Valor Composting. Juntas, as subsidiárias abrangem todos os elos de gestão, coleta e processamento de resíduos e comprovam diariamente o poder das parcerias inteligentes. Cada uma delas é especializada em uma área da gestão de resíduos, mas têm uma missão conjunta clara: serem abertas em relação aos resíduos. Com uma visão realista, pragmática e orientada para resultados, o Grupo Ortessa ajuda os clientes a lidar com desafios relacionados a resíduos.
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M. Schepers – Ortessa – communicatie@ortessa.com
Fonte: BUSINESS WIREMín. 24° Máx. 27°