
Com objetivo de adequar e uniformizar o processo de reconhecimento e atendimento nos pacientes com suspeita de sepse, uma reação inflamatória do organismo, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado realizou nesta quinta-feira (23/11) uma palestra sobre manejo clínico, detecção precoce e sinais de alerta da sepse.
A sepse é uma reação inflamatória do organismo a uma infecção grave, que pode causar danos aos órgãos e colocar a vida em risco. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepshu’s), Josiani Nunes, destaca o perigo dessa infecção.
“O choque séptico, uma condição grave e potencialmente fatal, é uma das principais causas de morte em pacientes adultos, especialmente em idosos com comorbidades. É amplamente reconhecido que a identificação e o tratamento precoces dessa condição podem significativamente melhorar o prognóstico dos pacientes”, pontua a coordenadora.
A sepse ocorre quando há uma infecção associada a problemas nos órgãos. O choque séptico acontece quando a pressão arterial permanece baixa mesmo após a reposição de líquidos. É importante reconhecer esses conceitos para um tratamento eficaz da sepse. O Dr. e palestrante, Paulo Henrique enfatiza os principais objetivos da iniciativa de debater esse assunto.
“Além de padronizar condutas baseadas em evidências científicas para o tratamento da sepse, visando garantir boas práticas assistenciais, a implementação de um protocolo nesse sentido traz diversos benefícios, incluindo a redução da mortalidade, a diminuição do tempo de internação hospitalar e dos custos do tratamento”, finalizou.
O palestrante ainda destaca que a implementação do protocolo possibilita o retorno precoce do paciente às suas atividades habituais e destaca-se como um diferencial na qualidade do atendimento multiprofissional.
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí Mín. 25° Máx. 26°