Com o objetivo de ampliar a promoção de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Brasil, foi assinado, nesta terça-feira (21/11), um acordo inédito entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A assinatura do convênio de R$ 10,5 milhões foi realizada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. O governo do Estado participa com cerca de R$ 5 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).
“No governo passado, tivemos vários movimentos em favor do setor vitivinícola. Retiramos a substituição tributária do vinho e do suco de uva, por exemplo, e reativamos o Fundovitis", lembrou Leite.
O governador disse que, além do convênio assinado nesta terça, haverá outros acordos nos próximos três anos quetotalizam cerca de 33 milhões . "São iniciativas que impulsionam a promoção comercial, para levar ao conhecimento dos importadores, tudo isso fazemos no Estado, acoplando aos nossos produtos uma experiência, uma história, que vão fazer a diferença para que eles sejam desejados lá fora”, acrescentou.
O valor destinado ao convênio servirá para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior, entre outras ações. O acordo terá vigência em 2024 e 2025 e representa um marco histórico na história do projeto Wines of Brazil.
Para vinhos e espumantes, as ações terão como países alvo prioritários China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
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