Friday, 26 de June de 2026
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

Após realizar busca ativa, Ceará não identifica casos de sarampo; último registro da doença no Estado ocorreu em 2021

Municípios cearenses participaram da semana de vigilância e combate ao sarampo A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu junto aos municípios ...

20/11/2023 às 22h04
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Municípios cearenses participaram da semana de vigilância e combate ao sarampo

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu junto aos municípios do Estado, entre os dias 23 e 27 de outubro, a Semana S, uma busca ativa com o objetivo de identificar, notificar e controlar de forma efetiva casos suspeitos de sarampo. Durante a ação foram identificados seis casos suspeitos da doença, mas as ocorrências foram descartadas após constatações de resultados negativos obtidos nos resultados dos exames laboratoriais”.

De acordo com a assessora técnica do Grupo Técnico das Doenças Preveníveis por Vacinas da Sesa, Karizya Veríssimo, as equipes de saúde realizaram a busca através da análise de fichas e prontuários de atendimentos para averiguar a situação dos seis pacientes com sintomas semelhantes ao do sarampo.

“A Semana S foi realizada com as equipes dos municípios cearenses, com a atuação de 1.978 unidades. A busca ativa mobilizou os profissionais de saúde para realizar uma investigação dos casos suspeitos da doença dos últimos 30 dias”, explica.

Continua após a publicidade

Ação nos municípios

Um dos casos descartados foi de uma criança de nove meses, moradora de São Gonçalo do Amarante, com quadros de tosse, febre e exantema. Na ocasião, a mãe do bebê procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratar dos sintomas do filho. Durante o atendimento, a equipe da UBS colheu os exames laboratoriais para a comprovação das suspeitas e acionou o setor de Vigilância em Saúde.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

Equipe de saúde do município de São Gonçalo durante as atividades da Semana S

“Os testes foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e retornaram aos profissionais de saúde com o resultado negativo para a doença. Apesar disso, nós não encerramos o caso. Com 15 dias do resultado, enviamos uma segunda amostra para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a negativa novamente, aí sim, nós encerramos o caso”, detalha Izabelle Martins, enfermeira e assessora técnica da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Gonçalo do Amarante.

Continua após a publicidade

Sobre a doença

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, por isso, a elevada contagiosidade da doença. Pela alta contagiosidade, nove em cada dez pessoas suscetíveis com contato próximo a uma pessoa com sarampo desenvolveram a doença. O sarampo tem como sintomas principais: febre, exantema, tosse, coriza e/ou conjuntivite.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários