
Dados do Sistema de Gestão de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, apontam que de julho a outubro de 2023, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa apresentou um incremento de 55,6% em volume coletado, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Foram 714 doadoras que contribuíram com o leite excedente, beneficiando 814 recém-nascidos prematuros no Piauí. Segundo Vanessa Paz, coordenadora do banco da MDER, a caminhada em prol da maior captação de leite humano e a oferta segura aos prematuros, internados nas unidades de alto risco do nosso estado, são permanentes, e passíveis de comemoração.
“Comemoramos muito esse resultado pois superamos a meta estabelecida para 2023, no entanto, a intenção é atingir autossuficiência em leite humano de forma que todos os prematuros internados nas Unidades de Alto Risco do Piauí tenham pleno acesso ao leite humano pasteurizado sempre que sua condição clínica exigir”, destacou a coordenadora.

O Novembro Roxo é a campanha voltada à sensibilização para as causas e consequências da prematuridade e o fortalecimento da amamentação e a oferta segura de leite materno para essas crianças são uma prioridade, e o aumento na coleta de leite humano ajuda a salvar mais vidas.
Para a diretora-geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Cármen Ramos, o leite humano é o melhor e mais completo alimento, em especial, quando se trata de crianças pré-termos, que possuem necessidades nutricionais e imunológicas bem específicas.
“Na MDER está situado o Banco de Leite Humano de referência para o Piauí, importante estratégia para garantir o leite humano de qualidade para os recém-nascidos pré-termos, não só dos que nascem na MDER, como também de outras maternidades que coletam o leite das mães nos postos de coletas e enviam para ser processado nessa instituição”, ressaltou a diretora.

Pode fazer a doação de leite humano toda mulher que está amamentando de forma exclusiva seu bebê, saudável, e tem leite excedente. Dessa forma ela contribui com a recuperação desses bebês que não dispõem de leite da própria mãe. “Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e análise microbiológica para liberação para o consumo”, finalizou Vanessa Paz.
Para mais informações sobre as doações, entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99498-5120.
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí Mín. 25° Máx. 26°