Foto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)
A equipe de Karatê de Santa Catarina é o grande destaque neste primeiro dia de competições dos Jogos Escolares Brasileiros 12 a 14 anos (Jebs), que acontecem em Brasília. Os karatecas catarinenses conquistaram cinco ouros e são os favoritos para a conquista do troféu de campeão geral da modalidade nos Jebs 2023.
Emilly Pereira, da escola estadual Antônio Guglielmi Sobrinho, de Içara, levou duas medalhas de ouro: no kata e no kumite, na série ouro, da categoria mais 54kg. A garota, que disputa seu último Jebs 11 a 14 anos, destacou sua perseverança e foco nos treinamentos. “Foi muito gratificante fechar esse ciclo com duas medalhas de ouro. Foi minha melhor conquista, pois no ano passado não fiz kata. E meu pai me incentivou e falou que eu tenho muito potencial. Treinei muito e com ajuda de meu pai e de minha família, conquistar essas duas medalhas, é um sonho realizado”.
O outro medalhista na série ouro, foi Hyago Antunes Rodrigues, da escola estadual professor Padre Schuler, de Cocal do Sul. “Hyago conquistou sua primeira medalha nos Jebs e declarou após a premiação: “foi uma sensação muito boa. Foi uma conquista difícil, lutei muito, e está aí o resultado”.
Lucas Bertotti, da escola estadual Hilda Anna Krish, de Joinville, na série prata, ficou com o ouro, o que corresponde ao 5º lugar da competição. Bruno Florêncio, da escola estadual Arno Hubbe, de Tubarão, foi ouro na série bronze, 9º lugar geral.
Esporte de Santa Catarina levado a sério
Everaldo Pereira, treinador da seleção catarinense de karatê, destacou o apoio do governador Jorginho Mello e da Fesporte nessa importante conquista. “Quero agradecer primeiramente ao nosso governador Jorginho Mello e ao Governo do Estado por toda a estrutura que tivemos. Passagem aérea, o translado dentro do nosso estado, toda a estrutura que foi fornecida pela Fesporte. Em nome do Paulão, nosso presidente, agradeço a todos da Fesporte e ao Neko da FCDE. Pessoas fantásticas que nos dão todo o apoio para que estes resultados aconteçam”.
Pereira aproveitou para enaltecer que essa conquista é de muitas mãos. “Essa conquista é fruto da ação de muitas pessoas. É de todos aqueles que contribuíram para a formação e o desenvolvimento desses atletas. Dos pais, dos primeiros treinadores, das famílias, o meu muito obrigado”, finalizou.
Os Jogos Escolares Brasileiros 11 a 14 anos (Jebs) começaram no dia 24 de outubro e vão até 09 de novembro, na capital federal, e reúnem mais de 5000 atletas das 27 Unidades Federativas do país. Santa Catarina participa desta edição com uma delegação de 276 atletas.
Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416
Mín. 24° Máx. 25°