
A prefeita Sheila Lemos sancionou, no fim da tarde dessa segunda-feira (4), a Lei que cria a Unidade de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência com Risco de Morte ou Risco Iminente de Morte. Chamada de Casa Rosa, a unidade receberá mulheres com pedido de medida protetiva.
A assinatura da lei foi realizada durante o encerramento da formação para a Rede de Proteção e Atenção às Mulheres, que capacitou servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e de órgãos da rede de proteção. Com o tema “Instrumentos de Proteção Social”, o curso foi dividido em oito módulos onde foram tratadas questões relacionadas aos direitos humanos, enfrentamento à violência contra as mulheres, ética e sigilo e notificação compulsória da violência.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da implantação e fortalecimento de políticas públicas com a criação de leis. “Fazemos política de Estado e não de Governo, pois o nosso desejo é que todas essas ações sejam levadas adiante mesmo com o passar dos anos”, explicou aos presentes.
Sheila também ressaltou que a criação da Casa Rosa é uma conquista de todos. “A Casa e todas as políticas voltadas para as mulheres são ações de qualidade que vão influenciar de forma positiva a vida de muitas pessoas. Essas são conquistas de todos que acreditam e trabalham para que nós mulheres tenhamos cuidado e proteção”, disse.
O secretário da Semdes, Michael Farias, disse que a Casa Rosa é fruto de um governo que prioriza a política de direitos humanos capitaneados pela prefeita Sheila Lemos, que já tem como marcos de sua gestão, a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres e a implantação dessa unidade de acolhimento que irá compor a rede de proteção à mulher em Vitória da Conquista.

Moradora do bairro Miro Cairo, a líder comunitária Luana Moreira mencionou a importância da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, inclusive a Casa Rosa, e falou sobre o seu papel como multiplicadora de informações para a comunidade. “Diariamente, tenho contato com muitas pessoas e vou levar para elas os conhecimentos adquiridos aqui e falar também sobre essa nova lei assinada pela prefeita”.

A educadora social Solange Borges concluiu avaliando a capacitação. “ Eu trabalho diretamente com o público em situação de rua, que é muito vulnerável e onde existe muita violência envolvida e agora estarei mais preparada para lidar com esse tipo de situação”.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°