Domingo, 24 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Entretenimento Casa e Família

Alimentação na Terceira Idade: dieta correta pode reduzir o risco de doenças

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidar da alimentação na terceira idade é fundamental para garantir uma vida saudável e diminuir o risco de do...

31/07/2023 às 12h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
AmorSaúde
AmorSaúde

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidar da alimentação na terceira idade é fundamental para garantir uma vida saudável e diminuir o risco de doenças comuns nessa fase, como a pressão alta e a diabetes.

A afirmação da pasta é corroborada pela pesquisa exposta no livro Aspectos biopsicossociais do envelhecimento e prevenção de quedas na terceira idade, da Rede Euroamericana de Matricidade Humana,  segundo o qual uma dieta equilibrada é capaz de evitar a perda cognitiva em idosos e minimizar os efeitos do tempo sobre o organismo.

Nesse sentido, alimentos ricos em nutrientes como cálcio e vitaminas desempenham um papel crucial para o funcionamento correto do organismo dos idosos, conforme aponta o manual Alimentação saudável para a pessoa idosa. Profissional da área de nutrição da rede AmorSaúde, parceira do Cartão de TODOS, Lorena Ellen Da Silva Lima, destaca que além do cálcio e das vitaminas, há uma série de elementos indispensáveis na dieta de idosos para garantir seu bem-estar.

"Em dietas de idosos não pode faltar: cálcio, tendo em vista que a osteoporose é bem comum nesta população; ferro, porque é comum idosos apresentarem anemia; zinco, que atua na modulação do sistema imunológico; fibras, capazes de prevenir a constipação intestinal, além de ajudar na prevenção da diabetes, colesterol alto e câncer de cólon; ômega 3, que beneficia o sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares; proteína, que ajuda no ganho de massa muscular, tendo em vista que idosos são muito propensos a ter sarcopenia; vitamina D, devido ao fato de que a absorção de cálcio depende da presença dessa vitamina e vitaminas do Complexo B, que atuam nas funções cognitivas", destaca Lorena Ellen Da Silva Lima, profissional da área de nutrição da rede AmorSaúde, parceira do Cartão de TODOS.

Continua após a publicidade

Com esses elementos como base para a dieta, há ainda alguns cuidados que podem ser considerados na hora do preparo das refeições, de acordo com a profissional. Entre eles estão o investimento em alimentos de "gorduras boas" e o uso de temperos naturais em substituição ao excesso de sal.

Segundo a profissional de nutrição da AmorSaúde, uma dieta equilibrada na terceira idade não apenas supre as necessidades do corpo, mas também fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a doenças comuns dessa fase da vida, além de fortalecer os laços afetivos por meio dos alimentos. "Quantas vezes comemos aquela comidinha de vó e nos lembramos da nossa infância ou de uma reunião no domingo com a família? Comida é muito mais do que apenas nutrientes, envolve sentimentos, significados e emoções", pontua Lorena Ellen Da Silva Lima.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários