O inverno está chegando e, com ele, os cuidados com a pele devem ser redobrados. A queda da temperatura, tão comum durante a estação, combinada com a baixa umidade do ar, pode causar ressecamento e irritação. Por isso, é necessário adotar cuidados extras e ajustar a rotina nesse período.
Manter a pele saudável é bastante simples, porém, ainda existem dúvidas sobre a forma correta de hidratar o corpo.
A Dra. Paula Colpas1, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora da TheraSkin®, conta que é importante adaptar a skincare às estações do ano e tomar alguns cuidados em benefício do corpo. “Para evitar desconfortos, a rotina deve ser observada com atenção. Vale priorizar cuidados simples e frequentes, como hidratar a pele diariamente e realizar a higiene adequada”.
A médica conta ainda que “muitas vezes, há uma falsa crença de que apenas aqueles que já têm a pele seca devem reforçar esse cuidado, mas isso não é verdade. Todas precisam ser hidratadas para se manterem protegidas durante o inverno”.
Para esses momentos de maior ressecamento da pele, é indicado o uso de hidratantes, que promovem uma hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos.
Além do frio, os banhos quentes também podem ser os vilões da estação. “A água quente é uma das responsáveis por alterar a barreira natural. Por esse motivo, no inverno, quando banhos quentes e demorados são mais comuns, a pele costuma ficar mais ressecada. Desta forma, o ideal é optar por banhos curtos e com água morna, com sabonetes que não agridam a pele”, comenta Dra. Paula.
Outra dica importante é se proteger do vento e do frio, que podem danificar a barreira protetora, causando ressecamento e irritação. Utilizar roupas adequadas, como luvas e gorros podem ajudar na proteção. “Além disso, é importante usar protetor solar, mesmo nos dias nublados, para proteger dos danos causados pelos raios UV”, completa a dermatologista. “Manter o consumo de água na quantidade ideal e alimentos saudáveis também impactam diretamente na aparência e saúde da pele. Por isso, a hidratação deve começar de dentro para fora”, finaliza.
Com esses cuidados, será possível manter a pele saudável, hidratada e protegida contra os efeitos adversos da estação mais fria do ano.
Mín. 22° Máx. 24°