Os "Serviços de Inspeção Municipal e Selo Arte" para produtos de origem animal foram tema de um seminário que reuniu 148 participantes de 40 municípios de Minas Gerais e de São Paulo no Salão Nobre do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG), na região Oeste de Minas. O objetivo do encontro é fortalecer a rede de apoio entre os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), promovendo a troca de conhecimentos e de experiências bem-sucedidas na inspeção de produtos de origem animal.
"Com as discussões, percebemos, por exemplo, os benefícios da organização dos serviços em consórcios públicos. Dessa forma, são possibilitados a promoção de segurança sanitária para a população, a ampliação da capacidade fiscal, a abertura de mercado para produtores locais, a redução de custo fixo e a divisão de despesas, além da oferta de SIM em pequenos municípios, com uma maior integração regional", destacou a assessora técnica da Diretoria de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , Viviane Neri.
Participaram do encontro servidores públicos municipais, estaduais e federais, médicos veterinários, responsáveis técnicos de empresas do ramo, produtores rurais, acadêmicos e representantes dos SIMs, tanto individuais quanto consorciados - formato no qual vários municípios estão reunidos em uma só entidade.
O seminário foi organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Formiga, em parceria com o Unifor-MG e a Seapa, e aconteceu no último dia 31. "O evento superou as nossas expectativas. Foi um momento importante, no qual discutimos diversos assuntos relacionados à inspeção sanitária, especialmente sobre a concessão do Selo Arte pelos municípios. A presença de servidores e especialistas do Governo de Minas e do Governo Federal foi significativa, porque eles tiveram a oportunidade de conhecer as demandas dos municípios e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visam melhorias para os produtores e consumidores", comentou o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro.
Programação
Pela manhã, especialistas compartilharam seus conhecimentos em palestras. Entre eles, estavam: o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves, o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA, André Almeida Santos Duch, a extensionista Bem-Estar Social da Emater-MG e coordenadora estadual de queijos artesanais, Maria Edinice Soares Souza Rodrigues, a engenheira agrônoma e consultora da Coordenação-Geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rafaela Andrade Couto, e a médica veterinária do SIM de Formiga, Giovanna de Medeiros Guimarães.
No período da tarde, os participantes realizaram uma mesa redonda, esclarecendo dúvidas gerais sobre o tema. Durante o evento, três produtores rurais do município puderam comercializar queijos, geleias e charcutarias.
Mín. 24° Máx. 27°