
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atenderá cerca de 30 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, com as oficinas de promoção da alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. A ação começou nesta semana no norte do Estado, pelas cidades de Nova Olinda, nos dias 30 e 31 de maio; e Carmolândia, nos dias 1° e 2 de junho.
As oficinas visam estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivando a produção e o consumo de alimentos regionais e o uso das plantas alimentícias não convencionais (Pancs) para enriquecer a alimentação. Outro objetivo da ação é conscientizar sobre os aspectos higiênicos sanitários, ambientais e culturais e o não desperdício de alimentos em prol da redução do índice de Insegurança alimentar e nutricional e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.
A engenheira de Alimentos que ministra a oficina, Deana de Paula, explica: “Com o aproveitamento integral dos alimentos e o uso das Pancs, podemos otimizar a oferta dos nutrientes que os alimentos nos oferecem, diminuir a produção de lixo e ainda reduzir os gastos financeiros com alimentação e gerar renda com a produção das receitas ensinadas durante a oficina”, afirmou.
Os participantes das oficinas são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social dando preferência aos beneficiários dos programas socias. Cada oficina atende cerca de 30 pessoas e são ministradas aulas teóricas de práticas. Os alunos colocam a mão na massa e aprendem a preparar receitas saborosas e nutritivas, são pães de batata-doce, doces com cascas que iriam para o lixo, torta com recheio de bredo,ora pro nobise vinagreira, entre outras muitas delícias.
Para a agricultora familiar de Carmolândia, Miriam Freitas, os conhecimentos adquiridos durante a oficina servirão tanto para melhorar a alimentação das famílias em casa quanto para alavancar um pequeno negócio de venda de comida caseira. “O curso é nota 10, tem uma equipe maravilhosa e, para mim, será de grande valia tudo o que aprendi aqui”, agradece a agricultora.
De acordo com o cronograma proposto pela Diretoria de Segurança Alimentar da Setas, os próximos municípios que vão receber a ação, serão, Palmeiras do Tocantins e Wanderlândia, no norte do Estado entre os dias 13 e 15 de junho.
Setas e a Segurança Alimentar e Nutricional
O Governo do Tocantins, por meio da Setas, possui uma diretoria com os objetivos de reduzir a mortalidade infantil, elaborar e executar projetos de alimentação saudável, e melhoria da distribuição de alimentos e combate à subnutrição e a fome, reduzir inadequações alimentares-nutricionais da população pelo aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região. Entre essas ações estão as oficinas de promoção da alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos.
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Assistência Social CARTA DE IDOSOS MARCA ENCERRAMENTO DE CAMPANHA
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23)
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi promove integração, conscientização e momentos de alegria durante o 5º Baile da Pessoa Idosa
Marabá - PA Prefeitura Perto de Você: Ação aproxima saúde, cidadania e assistência social dos moradores de Morada Nova
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza caminhada de conscientização contra o trabalho infantil
Marabá - PA Gestão: Prefeitura Perto de Você leva serviços gratuitos à comunidade de Morada Nova neste sábado, 13
Assistência Social Encerramento do Curso de Preparo de Salgados fortalece a qualificação profissional em Piraí do Sul
Marabá - PA Saúde: CAPS Castanheira realiza ação em alusão à Luta Antimanicomial na Praça do Maçom Mín. 25° Máx. 26°