A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, por meio da Secretaria da Agropecuária e Abastecimento, em parceria com a Assocampos, a IDR- Paraná e o Sindicato Rural Patronal de Piraí do Sul, promoveram a “Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos”. O evento que foi realizado durante o mês de maio, recolheu mais de duas toneladas de embalagens agrotóxicas, a devolução que é obrigatória por lei, para que os agricultores possam efetuar novas compras dos defensivos agrícolas, também conhecidos popularmente como agrotóxicos, visa incentivar a reciclagem e principalmente preservar o meio ambiente.
Mais de 90 produtores rurais de diversos bairros do município participaram da ação, locais como, Sertão da Jararaca, Campo do Piraí, Campo Grande, Cachoeira, Piraí Mirim, Capinzal, Capinzal II, Lagoa, Machadinho, Pedrinhas, Fundão, Martelo, Ressaca, Lança, Espalha Brasa, Butiá, Vassoura, Tijuco, Francisca Leme, Campinas, Santo André, Bonsucesso, Lopes, Estação, Pedras, Passo do Barro, Roseta, Confisco, Cerrado e Sertão contribuíram com o recolhimento, a cidade de Castro também participou da ação com os bairros de Três Pinheiros, Guabiroba e Guararema. De acordo com Secretario de Agropecuária e Abastecimento, Luciano Solek, a ação conjunta é de extrema importância, “todo esse recolhimento facilita a logística reversa e a correta destinação das embalagens, preservando a saúde das pessoas e o meio ambiente”, destaca o secretario.
Ao todo foram coletados embalagens, pacotes plásticos, papelão e recipientes de agrotóxicos, todos esses materiais foram encaminhados para Ponta Grossa, onde serão enviados para um setor de reciclagem, já os defensivos agrícolas e de pesticidas não recicláveis vão para incineração que é o método de destinação final indicado para invólucros contaminados. O próximo recolhimento de todo tipo de agrotóxicos na cidade e nas zonas rurais será feito no mês de novembro deste ano.
Para qualquer dúvida sobre os recipientes químicos ou produtos agrotóxicos, entrar em contato com a Secretaria da Agropecuária e Abastecimento, localizada na Rua XV de Novembro, (373), ou pelo telefone: (42 3237-8545) Whatsapp.
Mín. 24° Máx. 25°