O secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou, na manhã desta terça-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), do lançamento do Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa. O evento abriu a programação da indústria em referência ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje. Para Bruno, além de um momento de grande reflexão, o dia entra para a história da Fiec. “A Fazenda Raposa é um local belíssimo, uma das últimas áreas verdes da Região Metropolitana de Fortaleza, e com os parceiros que aqui estão, vamos recuperar, reflorestar e gerar um instrumento de educação ambiental para todos os municípios da RMF”, disse.
O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, que abriu o evento, destacou o grande trabalho de reflorestamento e conservação ambiental que será feito na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa. “Estamos trabalhando proficuamente para que mais empresas participem do projeto”, declarou. A ARIE é uma Unidade de Conservação (UC) estadual, com 136,65 hectares de área, no município de Maracanaú, recém criada pelo Governo do Ceará. A recuperação é resultado de uma parceria entre a Associação Caatinga e The Coca-Cola Foundation, por meio da empresa Solar Coca-Cola, que viabilizou os recursos.
O Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, declarou que “não faltará nada para a execução do projeto”. Segundo o executivo municipal, é histórico o abandono do espaço, por muitos anos. “Felizmente abandonada, mas não destruído”, afirmou. Disse ainda que não há tempo a perder e por isso, tudo vai ser feito com velocidade. “Não vão faltar recursos humanos, recursos financeiros e a nossa boa vontade”, declarou. A Fazenda Raposa é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da UFC, desde 1969, quando foi doada à instituição pela SC Johnson, multinacional com sede nos EUA. O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi representado pela Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira.
O Coordenador Geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, explicou que, não por acaso, o Dia Mundial da Água foi escolhido para o lançamento do projeto. “Hoje temos que refletir sobre como estamos utilizando o recurso natural que é vital para a nossa sobrevivência e também para a sobrevivência dos negócios”, disse. “Afinal de contas, água é matéria-prima de qualquer processo produtivo”, completou. Fernandes destacou a presença e enalteceu o Conselho Gestor da UC estadual. A Associação Caatinga foi criada pela SC Johnson, por meio de ato voluntário do então presidente da companhia, Samuel Johnson. “Ele criou o Fundo de Conservação da Caatinga, que viabilizou a ONG que completa 24 anos”, conta.
Na ocasião, o coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela, fez uma apresentação sobre o contexto histórico e cultural da criação da Fazenda Raposa em 1937, quando foi criado pelo fundador da SC Johnson um centro para pesquisa e para o desenvolvimento da espécie do gênero Copernicia. “A área rica em biodiversidade de flora, conta com uma coleção de carnaúbas, de valor científico, inigualável, pertenceu a família Johnson de 1937 a 1969 e depois foi doada a Universidade Federal do Ceará (UFC)”, explicou. Além das Copernicias, ainda são encontradas na ARIE várias espécies de árvores nativas.
Mín. 24° Máx. 27°