Quarta, 27 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Cras Vila América e NDCA da Uesb reúnem moradores para discutir abuso e violência contra crianças e adolescentes

Crianças, adolescentes e adultos participaram de atividades da campanha Faça BonitoA sede do Centro de Referência de Assistência Social II (Cras II...

27/05/2023 às 20h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Crianças, adolescentes e adultos participaram de atividades da campanha Faça Bonito
Crianças, adolescentes e adultos participaram de atividades da campanha Faça Bonito

A sede do Centro de Referência de Assistência Social II (Cras II – Vila América) recebeu centenas de moradores na manhã deste sábado (27), para uma roda de conversa com discussões em variados formatos, mas tratando de um tema em comum: a campanha do 18 de maio, voltada para o combate ao abuso e à violência contra crianças e adolescentes.

Entre os organizadores, além do Cras II, o Núcleo de Defesa de Crianças e Adolescentes (NDCA), órgão ligado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a ONG Sementes do Amanhã, sediada no Vila América, e vários outros parceiros.

O evento envolveu técnicos de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), educadores, servidores em geral e voluntários. Enquanto a sede do Cras oferecia oficinas, apresentações artísticas, serviços de orientação jurídica e vacinação contra a influenza e a Covid-19, mães e crianças se reuniam na Comunidade Sagrada Família, uma igreja próxima, para participar do Cine-Pipoca, atividade em que voluntários exibiam vídeos e faziam alertas sobre como se prevenir contra possíveis abusos sexuais e casos de violência.

Gerente do Cras II, cujos serviços abrangem um território no qual vivem quase 6 mil famílias, Kelly Newton afirmou que o principal objetivo da campanha Faça Bonito no Vila América foi trazer conhecimento para as famílias referenciadas. “Estamos recebendo um público de todas as gerações, com idosos, crianças, adolescentes e responsáveis, para, com o ciclo de palestras, ações e oficinas, levar esse conhecimento para eles sobre o que é realmente o abuso contra crianças e adolescentes, e também como denunciar”, informou.

Continua após a publicidade

“O Núcleo programou essas ações, entre elas a de hoje, que resultou de um primeiro diálogo do NDCA com a ONG Sementes do Amanhã e o Cras II, e demais parceiros que já tinham realizado ações com o NDCA, para se integrarem nessa corrente tão importante de promoção dos direitos de crianças e adolescentes”, resumiu Luciana Prado, coordenadora do NDCA, que integra o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC), atual responsável por encabeçar as ações referentes ao 18 de maio.

‘Vontade de viver’

Continua após a publicidade

As discussões foram bem aproveitas, por exemplo, por Ana Carla Oliveira, 35 anos, da ONG Sementes do Amanhã. “Essa conscientização dá um suporte para todas as famílias, idosos e adolescentes”, avaliou a líder comunitária, cujas impressões foram semelhantes às da adolescente Luzia Cerqueira, de 13 anos.

Integrante do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) e frequentadora das aulas de violão e capoeira, oferecidas pelo Cras II, Luzia afirmou que as atividades proporcionadas pelo SCFV lhe fizeram superar uma série de problemas pessoais. “Isso é bom para aprender a viver. Antes, eu era depressiva, e hoje, graças a Deus, não sou mais. Estou mais alegre e com mais vontade de viver”, confidenciou a adolescente, que foi ao Cras II ao lado da mãe, do irmão e de alguns vizinhos.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários