Mais uma vez Camaçari realizará diversas ações em maio, mês da campanha nacional de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, o Faça Bonito 2023. As atividades começam na próxima quinta-feira (11/5) com programação até 31 de maio, que inclui palestras, roda de conversa, caminhada, audiência pública e panfletagem.
Durante todo o período ocorrerão palestras em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e escolas, conforme planejamento prévio. Elas serão ministradas pelas técnicas de referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ou seja, assistente social e psicóloga.
Para abordar o tema com os munícipes, uma panfletagem será realizada no Centro Comercial, a popular Feira, no dia 12 de maio, a partir das 8h30. Na oportunidade, também serão afixados cartazes em postos de gasolina, unidades de saúde, escolas, rodoviária, dentre outros. Já no dia 17 de maio, ocorrerá uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, às 9h.
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio, ocorrerá uma caminhada. A saída será às 8h30, da Prefeitura de Camaçari em direção a Praça Abrantes, com a participação de ciclistas, crianças, representantes de entidades e sociedade civil em geral. A data foi instituída pela Lei Federal número 9.970/2000.
Como encerramento da programação, ocorrerá uma Roda de Conversa no dia 31 de maio, a partir das 9h, no Teatro Alberto Martins. A ação é aberta ao público e contará com o palestrante Roberto Souza, além de autoridades, representantes de entidades religiosas, técnicos de escolinhas de futebol, sociedade civil, escolas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Defensoria Pública (DP) e Vara da Infância.
A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) ressalta que o 18 de maio, mais do que uma data comemorativa, é um dia que marca a luta e o engajamento de toda a sociedade no enfrentamento e na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, portanto, as articulações representam um momento estratégico para fortalecer o diálogo entre a rede de apoio e a sociedade civil. A ação é realizada através do Creas.
PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS
11 de maio (quinta-feira), às 9h – Cras Burissatuba
16 de maio (terça-feira), às 9h – Cras Nova Vitória
22 de maio (segunda-feira), às 9h – Cras Phoc
23 de maio (terça-feira), às 9h – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
24 de maio (quarta-feira), às 14h – Escola Municipal Denise Tavares
25 de maio (quinta-feira), às 14h – Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto
26 de maio (sexta-feira), às 9h – Casa da Criança e do Adolescente
29 de maio (segunda-feira), às 9h – Cordoaria
Mín. 23° Máx. 26°