O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, pré -definiu as sedes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) regionais que serão implantados em um projeto piloto executado na Macrorregião Sul. Ele vai garantir 100% de cobertura no atendimento de 27 municípios no que diz respeito à Proteção Social Especial de Média Complexidade.
A intenção é que os Creas regionais sejam instalados em Santa Rosa do Sul, Turvo, Armazém e Jaguaruna. Há poucos dias servidoras da SAS estiveram em Santa Rosa do Sul em uma reunião com prefeitos e gestores da Assistência Social para esclarecer dúvidas e também visitar imóveis que poderiam receber esses equipamentos.
A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornellles, explica que hoje a maioria dos municípios catarinenses são de pequeno porte e não conseguem ter instituídos nos seus territórios os Creas que são equipamentos especializados para atender todos os tipos de violações de direitos, como violência física, psicológica e sexual, por exemplo. “Por isso essa regionalização é importante. Cada Creas atenderia entre seis e oito municípios, beneficiando em torno de 242 mil pessoas”, ressalta
Gabriela comenta ainda que o processo está avançando e sendo construído em parceria com os municípios. A intenção é inaugurar as sedes dos Creas regionais ainda este ano na Macrorregião Sul, que hoje possui apenas 40% de cobertura no atendimento. A implantação era um pedido dos próprios municípios há mais de 10 anos e que agora está sendo atendido pelo Governo do Estado.
Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908
Mín. 24° Máx. 25°