Foto: Arquivo Pessoal
Sérgio Galdino, que atua na área técnica do Esporte Educacional, na Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) desde 2018, foi o chefe da delegação brasileira na XXI Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, realizada nos dias 15 e 16 de abril, em Manágua, na Nicarágua.
Galdino destacou que foi uma experiência extremamente importante e significativa, pois é a primeira vez que chefiou uma delegação brasileira em um pan-americano. o dirigente já havia desempenho essa função por duas ocasiões, mas em campeonatos mundiais da modalidade: Roma, Itália (2016) e Taicang, China (2018).
“Todo evento é uma experiência nova, estar com os atletas, com os dirigentes, rever os amigos de competição que hoje são técnicos, é uma satisfação. Estar com os melhores do mundo da marcha atlética, que são da América Latina, e, representando a seleção brasileira, é algo especial”, ressaltou Galdino.
Quando atleta, o catarinense Sérgio Galdino, nascido em Armazém, conquistou 12 títulos brasileiros, foi pentacampeão sul-americano e representou o Brasil em três Olimpíadas, Barcelona 1992 (25º lugar nos 20Km), Atlanta 1996 (26 o lugar nos 20Km) e Atenas 2004 (26o lugar nos 50Km). Para muitos praticantes da modalidade, Galdino foi o grande responsável pela popularização da marcha atlética no país, mais especificamente na região de Blumenau.
Galdino foi convidado pelo presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, para ser chefe do Time Brasil, nessa importante competição. Em sua rede social, Campos agradeceu e enalteceu a presença de Sérgio Galdino nesse evento. “Agradeço imensamente a sua generosidade de aceitar o convite de liderar essa missão. Tenho certeza que foi uma grande experiência para todos os atletas e treinadores. Você é gigante meu amigo, parabéns pela jornada e por tudo que você fez, faz e representa para a marcha atlética e para todo o atletismo brasileiro”.
A delegação brasileira foi composta com 26 integrantes: 18 atletas, 1 médica, 2 fisioterapeutas, 4 técnicos e o chefe da delegação. Os destaques brasileiros foram: Viviane Lyra, medalha de ouro, na prova dos 35 km feminino (2h55min02s) e Max Batista (2h40min6s), medalha de bronze, na prova dos 35 km masculino.
Delamare de Oliveira Filho
Assessoria de Comunicação – Fesporte
Mín. 23° Máx. 26°