A delegação baiana de canoagem faturou 93 medalhas na Copa Brasil de Canoagem de Velocidade – Etapa I, disputada no último final de semana no Capitólio, em Minas Gerais. A Bahia também foi o destaque da competição com o primeiro e o segundo lugar por equipes, com, respectivamente, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, e a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI).
Dentre as medalhas, foram 38 de ouro, 31 de prata e 24 de bronze na primeira competição nacional da variação de velocidade neste ano organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A prova também serve, junto à segunda etapa, como fase seletiva para as competições internacionais do segundo semestre e como forma dos melhores colocados ingressarem na Seleção Brasileira da modalidade. Ao final delas, mais o Campeonato Brasileiro de Canoagem, ano passado realizado em Santo Estévão, no interior da Bahia, também serão definidos os melhores colocados do ranking.
O transporte dos atletas e dos seus equipamentos foi concedido por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Tradicionalmente, a Bahia tem talentos na canoa, como a presença de 35 atletas da delegação entre 12 a 18 anos vindos do Projeto Remando no Litoral Sul, uma parceria da Sudesb e da Federação Baiana de Canoagem (Febac) nas cidades de Itacaré, Maraú, Ubaitaba e Ubatã.
Com o resultado final, a canoagem baiana mostrou mais uma vez a força dos seus clubes. A ACC terminou em primeiro lugar, fazendo 937 pontos, seguido da ACI com 551 pontos. Em terceiro lugar, ficou o time de Capitólio, que recebeu o evento, com 432.
Os atletas que se destacaram foram Alan Santos Souza Júnior (ACC) no masculino, que disputou três provas individuais na categoria menor e medalhou em todas, com um ouro e duas pratas, e, no feminino, Lorrane Souza, também da ACC. Ela conquistou o outro com três segundos e meio de vantagem sobre a segunda colocada na prova de 200 m da categoria cadete.
O também canoísta baiano e medalhista olímpico Isaquais Queiroz, que compete pelo Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro, continuou demonstrando seu grande desempenho nas águas com a medalha de ouro nas provas de 500 m e 1000 m da principal prova da competição.
Fonte: Ascom/Sudesb
Mín. 23° Máx. 26°