Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Minas Gerais

Operações de fiscalização ambiental combatem desmatamento e comércio ilegal de carvão em diversas regiões de Minas

As fiscalizações aconteceram nas regiões Norte, Central, Centro-Oeste e Triângulo

14/04/2023 às 19h11
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

Três operações de fiscalizações realizadas nesta semana, de 10 a 14/4, por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , atuaram de forma ostensiva no combate ao desmatamento e à cadeia de comércio ilegal de carvão em diversas regiões de Minas. As fiscalizações, denominadas “Operação Grande Sertão”, “Operação Macala” e “Operação Pterodon”, foram desencadeadas nos municípios de Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, São João das Missões, Itaúna, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Pará de Minas, Itatiaiuçu e Pitangui e Coromandel, localizados nas regiões Norte, Central, Centro-Oeste e Triângulo.

Continua após a publicidade

Na região Norte do Estado, onde predominam formações florestais características dos biomas Cerrado e Mata Seca, as fiscalizações da "Operação Grande Sertão" tiveram como alvo áreas de detecção de desmatamento via satélite. Foram priorizadas detecções recentes a fim de coibir o avanço do desmatamento nessas áreas. A operação foi realizada pela Semad em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Continua após a publicidade

A "Operação Pterodon" teve como objetivo a identificação de supressão irregular de vegetação e suas consequências, tais como impedir ou dificultar regeneração natural, descumprir penalidade de suspensão ou embargo, dentre outras. O município de Coromandel foi selecionado devido a considerável número de pontos de identificação de alteração de uso do solo. Os pontos foram identificados por meio do monitoramento contínuo realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo rastreamento em programas de imagens de satélite.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários