O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) promoveu nesta sexta-feira, 14, uma oficina de culinária como uma das atividades da gincana pelo clima e alimentação saudável. A ação foi organizada com a colaboração da Vigilância Nutricional, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A oficina é a quarta atividade realizada durante a gincana, com o tema “descascar mais e desembalar menos”.
A ação é uma forma de aproximar os jovens da equipe do Nuca, além de mostrar a importância de manter um aproveitamento total dos alimentos em uma rotina alimentar saudável. “Uma alimentação mais saudável pode colaborar para o bem-estar e desenvolvimento dos adolescentes. A ideia da oficina é que eles aprendam a receita e possam reaplicá-la em outros espaços, passando esse conhecimento adiante”, aponta Laís Pinheiro, articuladora do Nuca.
O Núcleo atende a cerca de 60 adolescentes. Os que participaram da oficina foram acompanhados pela nutricionista da Vigilância Nutricional, Flávia Chaves, para realizar um bolo feito de cascas de banana. Joane Gabriele da Silva, 13 anos, participa do Cras Jardim Valéria e teve a sua primeira experiência em uma ação do Nuca durante a oficina. “Eu já participei de ações do meu Cras, mas é a minha primeira experiência no Nuca. Eu gosto muito de fazer comida, e estou tendo uma primeira experiência incrível, espero vir mais vezes”, diz Joane.
Mín. 23° Máx. 26°