Em visita a Blumenau nesta quinta-feira, 13, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, anunciou uma capacitação para todos os profissionais da Assistência Social do município. O foco será a atuação do setor em emergências como o ataque à creche Cantinho Bom Pastor, que deixou quatro crianças mortas e outras feridas.
A secretária comenta que episódios como o ataque transcendem o atendimento de áreas como educação, saúde e segurança pública e a Assistência Social também precisa estar capacitada para trabalhar nessas situações. “Precisamos capacitar os profissionais para que eles estejam aptos a trabalhar nesse processo para fortalecer a rede e conseguir que a comunidade ressignifique todo esse processo de violência”, disse.
Desde o dia da tragédia a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família está à disposição do município de Blumenau para atuar junto aos profissionais de Serviço Social que trabalham diretamente com as famílias envolvidas.
A SAS também já integra comissões que discutem um plano de ação para definir estratégias que visem à prevenção de ataques como o que ocorreu em Blumenau. Um dos grupos é formado por órgãos como o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público e Defensoria Pública e pelo Comitê Estadual Intersetorial da Primeira Infância.
Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Mín. 24° Máx. 27°