Sábado, 23 de Novembro de 2024
26°

Chuva

Salvador, BA

Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins orienta municípios em reunião sobre as Conferências de Assistência Social

Encontro ocorre nesta quinta-feira, 13, das 8h30 às 17 horas, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas

13/04/2023 às 13h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Conferências municipais devem ocorrer do dia 3 de abril até o dia 15 de julho - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Conferências municipais devem ocorrer do dia 3 de abril até o dia 15 de julho - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) é parceiro do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) na realização da reunião ampliada de Orientação sobre as Conferências Municipais de Assistência Social que ocorre nesta quinta-feira, 13, das 8h30 às 17 horas, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

A reunião ampliada é promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e visa orientar os municípios tocantinenses sobre o processo de planejamento para a realização das conferências nos municípios.

A presidente do Ceas, Marciane Machado, afirmou que o encontro “é uma reunião conjunta de avaliação e diagnóstico para elaboração do plano de ação, um momento em que nos reunimos para conferir o que foi realizado e o que precisa ser realizado no âmbito da assistência social”.

Participam do encontro, além dos representantes do Ceas e dos técnicos da Setas, gestores e conselheiros municipais de assistência social, representantes dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e representantes das organizações governamentais e não governamentais.

Continua após a publicidade

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, pontuou aos representantes dos municípios que “a Setas está disponível para discutir a assistência social, para orientá-los, e colaborar tecnicamente para a realização das conferências 2023”.

Representantes dos municípios

Continua após a publicidade

A secretária de assistência social de Cariri do Tocantins, Cristina Dias, está há pouco tempo à frente da pasta, e disse que a reunião tem muita relevância. “Estaremos atentas ao processo para a realização de uma conferência de qualidade, e que conte com a participação popular”, ressaltou.

A secretária de assistência social de Ponte Alta do Bom Jesus, Rosângela Maria da Silva, frisou que veio para adquirir mais conhecimentos sobre a realização da conferência. “Levaremos todas as informações e orientações ao conhecimento de nosso Conselho Municipal de Assistência Social e juntos definiremos a data para a realização de nossa conferência”, destacou.

Continua após a publicidade

Programação

No período da manhã foram apresentados os informes pela assistente social e conselheira do Ceas, Helenilva Custódio de Melo, e os eixos temáticos relativos ao processo conferencial.

O eixo relativo ao Financiamento foi apresentado pela pedagoga Simone Bonfim Braga; o Controle Social, pela assistente social e conselheira do Ceas, Ana Helena Ferreira dos Santos Jorge; a Articulação Entre os Segmentos, pela pedagoga Simone Bonfim Braga; e Serviços, Programas e Projetos, pela assistente social da Setas e conselheira do Ceas, Aurora Moraes dos Santos Silva.

O período da tarde inicia com a explanação do eixo relativo ao Benefício e Transferência de Renda pela assistente social da Setas, Maria Nágila Praigida.

A assistente social da Setas, Régina Mercês, detalha no formato passo a passo, o Procedimento Metodológico para a realização das conferências nos municípios. Régina Mercês disse que o objetivo é “sanar todas as dúvidas e deixar bem claro os procedimentos necessários para a realização de uma conferência, e também ressaltar a importância da participação dos usuários na construção das propostas que serão levadas para a conferência estadual”.

Conferências de Assistência Social

As conferências de assistência social de 2023 tem como temaReconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos,e têm a atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.

Etapas

As conferências municipais devem acontecer do dia 3 de abril até o dia 15 de julho. Posteriormente, Estado e municípios se reúnem em Palmas, no mês deoutubro, para a realização da etapa estadual; nesta etapa, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostasque, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada de 5 a 8 de dezembro.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada; no Tocantins é vinculado à Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

Governo do Tocantins orienta municípios em reunião sobre as Conferências de Assistência Social
Presidente do Ceas, Marciane Machado, destacou que o encontro é uma reunião conjunta de avaliação e diagnóstico para elaboração do plano de ação - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins orienta municípios em reunião sobre as Conferências de Assistência Social
Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, pontuou aos representantes dos municípios que a Setas está disponível para discutir a assistência social - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins orienta municípios em reunião sobre as Conferências de Assistência Social
Secretária de assistência social de Ponte Alta do Bom Jesus, Rosângela Maria da Silva, afirmou que veio para adquirir mais conhecimentos sobre a realização da conferência - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários