O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que às 18h desta segunda-feira, 10, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 13,22 metros, estand0 abaixo das cotas de alerta (13,50m) e transbordamento (14m).
De acordo com o Boletim do Acolhimento, sete municípios foram atingidos por cheias, mas apenas três continuam com abrigos montados, sendo eles: Rio Branco, Brasileia e Porto Acre. Há 547 famílias desabrigadas e o total de pessoas acolhidas é de 1.691.
Rio Branco
Famílias desabrigadas: 507
Pessoas desabrigadas: 1.544
Brasileia
Famílias desabrigadas: 3
Pessoas desabrigadas: 21
Porto Acre
Famílias desabrigadas: 37
Pessoas desabrigadas: 126
Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.
Confira o relatório direto nosite do Corpo de Bombeiros.
O governo do Acre, por meio da Casa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), secretarias e órgãos estaduais, realiza a partir desta segunda, 10, o trabalho de conclusão dedesmobilização dos abrigos montados em algumas escolas da rede pública da capital, em decorrência da baixa do Rio Acre.
Cinco municípios do Acre decretaram situação de emergência devido a cheia: Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri.
Preocupado com a cheia do Rio Acre, opresidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o governador Gladson Camelie, além de demonstrar formalmente sua preocupação, fez questão de colocar todo o apoio do governo federal à disposição do governo do Acre.
Na conversa com o presidente, o governador relatou a situação atual e o manteve informado sobre o alinhamento entre as equipes do governo estadual e federal.
O governador agradeceu a visita dos ministros da Integração, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, que estiveram no estado na semana passada.
O governo lançou a campanha #JuntosPeloAcre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).
O intuito da campanha é arrecadar insumos, desde cestas básicas, água mineral, material de higiene pessoal, roupas tamanho adulto e infantil e fraldas para bebês. Também podem ser doados colchonetes, colchões, lençóis, cobertores e outras roupas de cama, além de água mineral e ração para animais.
As doações podem ser feitas, entre às 8h e 20h, noColégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB),em frente à Praça Plácido de Castro, no centro da capital.
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), por meio do 193.
Mín. 24° Máx. 25°