Segunda, 20 de Janeiro de 2025
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins e conselho estadual apoiam a realização das conferências de Assistência Social

Comissão de Apoio visa organizar e planejar as conferências municipais e a conferência estadual no Tocantins

10/04/2023 às 12h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Comissão de Apoio às Conferências é uma comissão mista,composta por representantes do Ceas e técnicos da Setas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Comissão de Apoio às Conferências é uma comissão mista,composta por representantes do Ceas e técnicos da Setas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Visando proporcionar o adequado debate sobre as políticas públicas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), apoia os 139 municípios tocantinenses em suas conferências municipais e na realização da Conferência Estadual de Assistência Social 2023.

As conferências de assistência social tem como tema este ano “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”,e têm a atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, ressalta a importância da Comissão de Apoio às Conferências. “O trabalho coletivo é importante para a construção e o fortalecimento de uma política pública que atenda as necessidades da população tocantinense em todo o Estado”.

Comissão de Apoio às Conferências

Continua após a publicidade

A Comissão de Apoio às Conferências é uma comissão mista, composta por representantes do Ceas e técnicos da Setas, criada para pensar, organizar e planejar as conferências municipais e a conferência estadual no Tocantins.

A presidente do Ceas e da Comissão de Apoio às Conferências, Marciane Machado Silva, frisa que é preciso caminhar juntos na construção de uma parceira com a gestão pública. “As conferências são momentos de reflexão, de conferir o que está sendo feito na política pública da assistência social, como cada município atua nas políticas que estão sendo realizadas ou que não estão sendo realizadas”, ressalta.

Continua após a publicidade

Reunião com os gestores municipais

Nesta quinta-feira, 13, ocorre a Reunião Ampliada de Orientação sobre a Conferência de Assistência Social com os gestores municipais e os conselhos municipais de Assistência Social. Na ocasião serão apresentados os eixos temáticos relativos ao processo conferencial e detalhado o passo a passo metodológico para a realização das conferências nos municípios.

Continua após a publicidade

A técnica da Setas, Régina Mercês, responsável pelas orientações referentes à metodologia da conferência, destaca que o objetivo de fazer um passo a passo é “deixar bem claro os procedimentos necessários para conseguir realizar uma boa conferência, com a participação dos usuários, e que resulte na construção de boas propostas para a conferência estadual”.

Etapas

A realização das conferências municipais deve ocorrer do dia 3 de abril até o dia 15 de julho. Posteriormente, Estado e municípios se reunirão em Palmas, no mês deoutubro, para a realização da etapa estadual. Nesta etapa, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostasque, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, que será realizada de 5 a 8 de dezembro.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins é vinculado à Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários