A 24ª Marcha dos Prefeitos acontece em Brasília entre os dias 27 e 30 de março e chega promovendo a troca de conhecimentos e experiências sobre o turismo brasileiro. Isso porque, além da presença da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, na abertura do evento, o Ministério do Turismo (MTur) também participou de Arenas Técnicas realizadas nesta terça e quarta-feira (28 e 29/03), onde foram abordados os temas Turismo em Cidades Históricas e Turismo Rural.
“A Marcha dos Prefeitos é um espaço de diálogo que permite que apresentemos aos prefeitos de todo o Brasil as políticas públicas desenvolvidas no Ministério do Turismo e, também, ouvir demandas para construirmos, juntos, soluções que fortaleçam a atividade turística em nosso país”, avaliou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
A equipe técnica do MTur pôde levar aos participantes informações dos dois segmentos com foco no desenvolvimento econômico das cidades. Na tarde de terça-feira (28/03) foi dia de falar sobre as Cidades Históricas Brasileiras, na Arena 1. Com o tema “Cidades históricas, turísticas e patrimônio mundial – atração de investimentos a partir de estratégias inovadoras”, o painel contou com a presença do coordenador-geral de Parcerias e Concessões da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo (SNINFRA) do MTur, Rafael Morgado, que trouxe aos presentes um panorama sobre o assunto.
Na apresentação do coordenador foram trabalhados conceitos a respeito de patrimônios, atração de investimentos e do Programa “Revive Brasil”, que tem como objetivo requalificar e aproveitar turisticamente ativos públicos com valor cultural que não estejam sob o devido aproveitamento (em termos econômicos e de manutenção). Além disso, Morgado também destacou a atuação do Fungetur, uma iniciativa que oferta linhas de crédito para o turismo nacional.
Já na manhã desta quarta-feira (29.03), o Ministério foi representado pela coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (SNPTur), Rafaela Lehmann, que participou da Arena 1: “Turismo Rural como alternativa de desenvolvimento municipal - o potencial da atividade para alavancar a economia dos municípios”.
Lehmann aproveitou o momento para reforçar os benefícios que o turismo rural pode gerar para os municípios e apresentar a atuação da Pasta para o segmento, onde é possível destacar o desenvolvimento do Projeto Experiências do Brasil Original, que tem como objetivo incentivar o turismo de experiência em áreas rurais com foco em povos indígenas e comunidades quilombolas.
ESTANDE- O Ministério do Turismo também marca presença na Marcha com um estande que oferece atendimento técnico para orientar e tirar dúvidas sobre ações e programas voltados ao fortalecimento do turismo no Brasil. Prefeitos e demais participantes recebem informações a respeito de obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação, atração de investimentos, promoção de destinos, oferta de crédito, entre outros.
24ª CNM– Este ano, a edição traz o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro” e até quinta-feira (30.03) são esperados cerca de 10 mil participantes no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde está sendo realizado o evento. Fundada em 1980, a Marcha reúne gestores municipais, federais, parlamentares e técnicos e tem como objetivo dialogar com governo e Congresso Nacional.
Mín. 25° Máx. 27°