Foram empossados nesta terça-feira, 28, os novos conselheiros do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) para a gestão 2023/2024. Ao todo são 44 conselheiros, entre titulares e suplentes, representando órgãos governamentais e também a sociedade civil que pela primeira vez teve seus representantes eleitos de forma democrática.
O evento foi realizado na Secretaria de Estado da Assistência Social Mulher e Família e de forma on-line, e contou com a presença da secretária da SAS, Alice Kuerten, que falou sobre o Fundo Estadual do Idoso que hoje dispõe de R$ 59 milhões. “O Fundo está à nossa disposição e nosso propósito como Secretaria é elaborar editais neste ano, podendo beneficiar muitas instituições e atender os nossos idosos”, disse.
O Conselho Estadual do Idoso é um órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador. Ele está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e tem por finalidade exercer o controle social sobre a Política Estadual do Idoso, nas ações de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa.
Primeira eleição democrática para representantes da sociedade civil
A Lei Estadual n° 18.398, modificou a forma de composição do conselho, e esta é a primeira posse de conselheiros representantes da sociedade civil eleitos num processo de democracia participativa. Antes as entidades que teriam assento no Conselho eram determinadas e agora isso é feito pelo Fórum da Sociedade Civil.
Logo após a posse também foi realizada a eleição da diretoria do CEI para a nova gestão que terá como presidente a representante da SAS, Sabrina Mores e como vice-presidente e representante da Acafe, Fábio Marcelo Matos.
Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Mín. 24° Máx. 27°