

Foram empossados na manhã desta quarta-feira (22), os 42 membros, entre titulares e suplentes, que vão compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), biênio 2023-2024. A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Criado por meio da Lei Municipal nº 1.278/2005, o conselho possui caráter consultivo e fiscalizador, tendo como missão estabelecer um diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes e ações na área da segurança alimentar. O órgão é composto por representantes da sociedade civil organizada (2/3) e do Governo Municipal (1/3).
Ao dar posse aos novos conselheiros, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representando a prefeita Sheila Lemos, reforçou a importância da missão institucional do Comsea. “Afinal, não se pode pensar a política pública sem a participação popular. E o nosso governo, que é para pessoas, entende que o caminho a ser percorrido tem que ser com as pessoas. Então, nesse momento, venho reafirmar o compromisso do Governo para Pessoas em fortalecer, também com a contribuição do Conselho, o conjunto das políticas públicas que possam garantir uma perspectiva de desenvolvimento humano”, assegurou.
Nesse sentido, Michael destacou importantes ações governamentais que têm sido desenvolvidas, como as hortas comunitárias e o Restaurante Popular. “Inclusive, já adianto para vocês que está em fase de elaboração final o desenho de uma política pública específica para o fortalecimento das hortas, porque elas são uma importante estratégia de inclusão e uma maneira de produzirmos alimentos saudáveis e garantirmos o acesso, por parte da população em situação vulnerável, a esses alimentos”, contou.

O presidente do biênio 2021-2022, Gilvan dos Santos, lembrou os desafios impostos pela pandemia e desejou um bom trabalho aos recém-empossados. “Nesses dois últimos anos, tentamos trabalhar de uma forma mais efetiva possível, dando respostas à sociedade. Espero que o Conselho tenha vida longa no cuidado com a segurança alimentar do povo”, desejou.
Essa é também a expectativa tanto da coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Karine Barros, quanto das representantes do Governo Municipal, Karina Magalhães e da sociedade civil, Eliane Vale, recém-empossadas. “O Comsea de Vitória da Conquista está de parabéns, tendo em vista que tem ações concretas sendo desenvolvidas. Então, o nosso trabalho a partir de agora será ampliá-las”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa e o chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias também prestigiaram o evento.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional se reúne ordinariamente uma quinta-feira por mês. No próximo dia 30 de março, haverá a primeira reunião de 2023, quando será eleito(a) o(a) presidente do biênio recém-empossado.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°