A vereadora Marta Rodrigues (PT) comemorou, nesta segunda-feira (20), o retorno oficial do Mais Médicos, programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que a retomada do programa, expandido e mais aprimorado, irá novamente revolucionar a saúde pública, trazendo dignidade para a população brasileira, principalmente aquela que mora em periferias e regiões remotas do país onde há carência de profissionais.
Para Marta, o lançamento do programa demonstrou o tom de reconstrução que pretende-se trazer para a saúde pública e reafirmou que o presidente Lula foi cirúrgico no seu discurso, ao ter defendido que “o que importa é a nacionalidade do paciente” e criticado as tentativas de desgastar políticas de avanço social.
“Acabaram com o Mais Médicos e tentaram empobrecer sua importância, reduzindo-o à nacionalidade dos médicos, cubanos que prestaram excelente trabalho para os brasileiros. O Mais Médicos é um programa reconhecido internacionalmente, não cabem as críticas evasivas e politiqueiras, extremistas, e cheias de discurso de ódio para dificultar esse momento em que o país precisa voltar a cuidar da saúde do povo”.
A vereadora do PT ressaltou também o alinhamento do governo federal e governo da Bahia com a saúde pública e a efetivação de políticas públicas. “Saúde, combate à fome, cidadania e dignidade estão sendo os motes dos governos do PT e aqui na Bahia, nesta segunda, não foi diferente, com o governador lançando o programa Saúde Mais Perto nas Escolas”, disse, se referindo ao programa, realizado em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), que vai percorrer diferentes regiões da Bahia, é ampliar a oferta e o acesso das comunidades escolares à saúde bucal e oftalmológica.
Mín. 23° Máx. 28°