Alunos do Projeto Esporte em 3 Tempos, de Tabuleiro do Norte, que conta com a participação de 20 crianças e adolescentes atípicos
“Esse ano estamos priorizando a inclusão em todas as areninhas no projeto Esporte em 3 Tempos. Percebemos que essa temática é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças no projeto”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro. Esse pensamento norteia a primeira matéria da “Série Inclusão”, que trará conteúdos especiais trimestralmente, durante 2023, sobre esporte e inclusão. Nesta primeira edição, nós mostraremos uma turma de alunos do projeto Esporte em 3 Tempos, no município de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. No projeto, parte dos alunos apresentaram laudo médico na sua inscrição, atestando autismo, deficiência intelectual, TDAH e síndrome de Down.
Mais três matérias serão publicadas durante o ano de 2023, de forma trimestral, nos meses de junho, setembro e dezembro.
O aluno Ravi Alves, 13, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e expressou seu amor pelo projeto. “Eu gosto do projeto Esporte em 3 Tempos. Eu ainda amo e irei amar para sempre”, disse ele, que se sente acolhido nas atividades.
O aluno Isaac Jhuannes Moreira Mendes, 10, tem síndrome de down, participa e realiza todas as atividades recreativas e sociais com muito entusiasmo. Ele é o mais jovem que está participando do projeto e sempre está de bom humor. “O Isaac é participativo, gosta de brincar da forma dele, adora brincar com o pai, morre de ciúmes quando o pai brinca com as outras crianças. Ele é bem comportado e interage bem”, afirmou o professor Lairton Lima.
Diego Rogeres Alves Maia, 17, que é sempre acompanhado pela sua mãe, Francisca Dalvanir Alves de Freitas, possui deficiência intelectual leve e apresentou o termo de ajustamento de conduta (TAC). “Diego é um adolescente que gosta de ouvir música, é muito carinhoso, interage muito nas atividades”, contou o professor.
Lairton Lima oportuniza as atividades para todas as crianças e jovens que, inclusive, no ano de 2022, visitaram a Arena Castelão com seus pais no projeto idealizado para visitação do equipamento no Mês das Crianças, promovido pela Secretaria do Esporte (Sesporte) e Esporte em 3 Tempos. Durante a visita, a professora Silvia Helena Pessoa Nobre, orientadora de célula da Secretaria, observou o comportamento dos visitantes. “Foi um momento no qual podemos constatar a alegria e a realização de um sonho, a visita ao Castelão, o olhar de encantamento, assim como o comportamento de estar deslumbrado com os vestiários, campo de treino, o gramado, o banco de reservas e a imensidão do tamanho do Castelão. Foi o que marcou nesta visita das crianças, jovens e pais atípicos, sem palavras para descrever tamanha alegria”, enfatizou a orientadora.
“Já participei de muitos projetos sociais, mas o ‘3 Tempos’ marcou muito minha vida pessoal e profissional. As coisas que mais me encantaram no projeto foram o material pedagógico, a metodologia e o público-alvo. Atendemos aqui na cidade de Tabuleiro (do Norte) um grupo de crianças e adolescentes típicas e atípicas de ambos os sexos. O início do projeto foi muito desafiador, pois os pais ficaram com muito receio das crianças atípicas se machucarem, de não serem aceitas e de sofrerem bullying. Com o decorrer do Projeto Esporte 3 Tempos, as crianças, adolescentes e familiares foram se socializando e, juntos, criamos e recriamos possibilidades no desenvolvimento psicomotor, social e de lazer para as crianças e adolescentes”, afirmou o professor.
O projeto ganhou a confiança de todos e, a cada mês, é trabalhado um evento social envolvendo as famílias com diversas temáticas de saúde preventiva como: Outubro Rosa, Novembro Azul, Janeiro Branco e Setembro Amarelo. “O vínculo criado entre as famílias foi tão forte, que iniciamos na areninha um grupo de treinamento funcional para as mães e familiares dos alunos”, destacou Lairton.
A mãe do Lucas Gabriel Araújo, 10, Maria Lenice Araújo, falou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do seu filho. “Esse projeto é muito importante para o desenvolvimento da criança, interação para crianças atípicas e não atípicas, isso é muito importante”, ressaltou.
“Fico muito feliz em ver o Estado do Ceará criando políticas públicas para fortalecer o acesso aos menos favorecidos, e tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto que muda a vida de crianças, adolescentes, famílias e sociedade. Meus olhos brilham de alegria quando vejo o desenvolvimento das crianças atípicas, que mesmo com suas limitações motoras ou em habilidades sociais, gradualmente vão desenvolvendo e se sentindo em casa naquele ambiente tão maravilhoso que é a Areninha. Virou um espaço de lazer, de prática de exercícios físicos, esportivos, culturais e acima de tudo um ambiente que promove a saúde preventiva, física e mental. Sou um apaixonado pelas políticas públicas e tenho um grande sonho em um dia ver esses projetos se tornarem permanentes”, salientou o professor.
A coordenadora pedagógica do Projeto Esporte em 3 Tempos, Doralice da Cunha, agradeceu a grande contribuição que o professor Lairton está oferecendo a todos os participantes. “Parabéns, professor, seu trabalho é encantador, pois sem inclusão social e democratização não há desenvolvimento”, disse Cunha.
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