Milhares de foliões lotaram, nesta quarta-feira (22), o circuito Barra-Ondina, mais uma vez, para se despedir do Carnaval de Salvador no já tradicional Arrastão, que celebra o fechamento da folia depois dos seis dias oficiais. Em 2023, a festa foi comandada pelo cantor Bell Marques, que levou a multidão ao delírio com seus grandes sucessos. Para garantir que todo mundo brincasse em paz, policiais do Batalhão de Choque (BPChq) patrulharam todo o percurso.
“Estamos aqui com o efetivo de cem homens do Batalhão de Choque fazendo com que os foliões se sintam seguros neste final de Carnaval, com paz e tranquilidade”, afirmou o comandante do BPChq, tenente-coronel Wildon Reis.
Bell agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio que possibilitou que ele participasse, pela primeira vez, do Arrastão. “Na minha história inteira, eu sempre toquei, também, sem cordas e acho que isso é muito bom. A Quarta-Feira de Cinzas está vindo em uma tradição e eu sou o mais jovem dessa junção de trio elétricos neste dia. Fiquei muito feliz neste Carnaval, acho que todos ficaram, foi encantador. Acho que todos que estão aqui, hoje, estão levando na sua bagagem um monte de saudade desses dias que passamos juntos”, avaliou.
De acordo com a PMBA, em média, cinco mil policiais militares garantiram, diariamente, a segurança em Salvador. Cerca de 30 mil profissionais atuaram para oferecer segurança dos foliões na capital e interior, com participação das polícias Militar (PM) e Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e de servidores do quadro direto da secretaria.
A professora Goreth Silveira elogiou a segurança de toda a festa: “depois de dois anos de pandemia, era esperado que as pessoas ficassem mais animadas, e muita gente esperava que houvesse muitos casos de violência, mas o que vimos foi um carnaval super tranquilo e divertido. Vai ficar marcado como o melhor que já vivi”.
Repórter: Tácio Santos
Mín. 24° Máx. 27°