Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Rio Grande do Sul

Vice-governador destaca força da produção rural na abertura da colheita do arroz

A 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi realizada na tarde desta quarta-feira (15/2) em Capão do Leão, no sul do E...

15/02/2023 às 21h46
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Gabriel Duarte participou do evento realizado em Capão do Leão -Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Gabriel Duarte participou do evento realizado em Capão do Leão -Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi realizada na tarde desta quarta-feira (15/2) em Capão do Leão, no sul do Estado, com a presença do vice-governador Gabriel Souza. Organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a edição deste ano tem como lema “Os arrozeiros como produtores multissafra” no centro do debate da programação, que inclui painéis, palestras, debates, feira e dinâmicas até sexta-feira (17/2).

O vice-governador destacou a força da produção rural do Rio Grande do Sul e a importância da pesquisa e da genética para as culturas gaúchas. “Nossos produtores são responsáveis por 40% do nosso PIB e ajudam a abastecer o Brasil com este que é um dos mais importantes alimentos para a segurança alimentar. O Rio Grande do Sul tem vocação em tecnologia e isso já é uma realidade da porteira para dentro”, pontuou.

Neste ano, pela primeira vez, a soja e o milho ganharam espaços demonstrativos junto à lavoura principal. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou recentemente um projeto de incentivo ao milho irrigado em terras baixas com a instalação de 25 unidades demonstrativas e uma série de ações de promoção do cultivo de milho em rotação de cultura com o arroz.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, ressaltou a força da produção de arroz em solo gaúcho e disse que sabe das dificuldades que muitas vezes são enfrentadas com os efeitos da estiagem.

Continua após a publicidade

"O governo tem feito sua parte com ações voltadas para mitigar os efeitos da falta de chuva no Estado. A secretaria é parceira de quem produz e de quem movimenta a nossa economia e é muito bom estar aqui e saber que o Rio Grande do Sul é construído pela história dos homens e mulheres que fazem o nosso cultivar e os alimentos chegaram à nossa mesa", enfatizou.

O Estado é responsável por aproximadamente 70% do arroz produzido no Brasil, e o grão é cultivado em 183 municípios gaúchos. Alegrete, Arroio Grande, Camaquã, Dom Pedrito, Itaqui, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana registraram a maior produção com cultivo irrigado na safra 2021/22. O Valor Bruto da Produção (VBP) registrado em 2021 foi de aproximadamente R$ 14,1 bilhões no RS, segundo dados do IBGE.

Continua após a publicidade

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários