Membro da Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) esteve presente na inauguração da ampliação da maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, e disse que o novo equipamento é causar orgulho para a população baiana, mas, acima de tudo, é uma grande vitória para as mulheres do estado.
“Maternidade que, para além de toda a alta tecnologia, de 82 leitos referência para atendimento de gestantes de alto risco, conta com doulas, profissionais fundamentais no acolhimento de gestantes, puérperas e mulheres que realizam o pré-natal. Profissionais reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde como, que encontram reconhecimento também no Governo da Bahia, dada a importância delas para o processo da maternidade e para a humanização do parto”, disse.
Marta enaltece ainda que a maternidade cumprirá uma ausência deste tipo de serviço público na capital baiana, após um investimento de R$ 8,5 milhões entre obras e equipamentos. “É uma maternidade de ponta, com uma nova unidade de Terapia Intensiva (UTIN), um Centro de Parto Normal (CPN), além de um marco fundamental para as mães. “Elas poderão, tão logo nascerem seus bebês, realizar a vacinação e o registro civil. Sem toda a demora que costuma ocorrer para o registro, ali mesmo, no próprio hospital”.
Com atendimento de urgência, emergência e ambulatório, a Albert Sabin é considerada referência para os distritos sanitários de Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã, além de oferecer apoio ao Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho e o Centro de Parto Humanizado de Plataforma. Com o novo Centro de Parto Normal entregue, a maternidade recebe gestantes de baixo risco em trabalho de parto, que serão acomodadas nos cinco quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP).
“Essa ampliação é só mais uma demonstração de que o Governo da Bahia tem a Saúde como uma de suas prioridades. Pois um povo com saúde vai à luta agarrando as oportunidades e o apoio das políticas públicas”.
Mín. 24° Máx. 27°