Terça, 26 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Paraná

Agroindústria de Francisco Beltrão recebe certificação para comercializar em todo o Paraná

Mais uma agroindústria familiar paranaense está habilitada a comercializar a produção em todo o Estado. A Spader, que atua há 20 anos com cortes de...

10/03/2022 às 17h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SEAB-PARANÁ
Foto: SEAB-PARANÁ

Mais uma agroindústria familiar paranaense está habilitada a comercializar a produção em todo o Estado. A Spader, que atua há 20 anos com cortes de frango em Francisco Beltrão, recebeu certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Agora, com o selo impresso na embalagem, pode expandir seus negócios e ampliar as vendas.

A entrega aconteceu na quarta-feira (09) no Pavilhão da Agroindústria da Expobel 2022, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O Susaf representa portas abertas do Paraná para quem tem qualidade. Parabenizamos nosso time local pelo trabalho junto à prefeitura. É um movimento de dinamização do esforço de trazer mais valor aos produtos do campo”, disse.

A família já desejava expandir a marca havia alguns anos. Com a adesão ao Susaf, poderá vender fora de Francisco Beltrão, onde a demanda pelo produto já era grande, segundo um dos proprietários, Alex Meyer. “Nós vemos isso como uma possibilidade de evoluir e levar a Spader para o Paraná”, contou.

A proprietária Luana Spader sempre trabalhou no frigorífico com os pais. No ano passado, assumiu os negócios e começou a batalhar pelo crescimento da indústria. “Aos poucos estaremos em todo o Paraná e, futuramente, quem sabe, em todo o Brasil”, disse.

Continua após a publicidade

A cerimônia contou ainda com a presença do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, e do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

PROCESSO– O Susaf/PR, regulamentado em 2020 e implantado pela Adapar, é um programa destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que esteja cadastrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). As prefeituras, por sua vez, precisam ter um Serviço de Inspeção bem estruturado. Francisco Beltrão foi a primeira cidade do Paraná a aderir ao Susaf, em 2020. Outros 10 municípios já aderiram ao programa.

Continua após a publicidade

“É uma ferramenta que permite que os estabelecimentos municipais, mesmo tendo seu registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possam comercializar seus produtos em todo o território estadual, com a harmonização dos procedimentos de inspeção para garantir sanidade e segurança alimentar”, explicou a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Henning. 

EXPOBEL– A chefe do núcleo regional da Seab em Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, explicou que o Pavilhão da Agroindústria da Expobel é um local especial e simbólico para a entrega do certificado, mostrando o apoio do Estado às agroindústrias.

Continua após a publicidade

Ali, a Seab e suas vinculadas mantêm um espaço para Café Rural e uma unidade didática para capacitação de produtores com oficinas sobre alimentação funcional e aproveitamento de alimentos, entre outros que integram a programação do evento, que segue até 13 de março.

“Esse local ajuda a abrilhantar o nosso trabalho, é uma vitrine para ajudar os produtores na comercialização. E o Susaf foi muito importante para abrir a fronteira aos municípios”, completou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários