Mato Grosso participa da reunião anual do Fórum Global de Governadores Para o Clima e Floresta (GCF Task Force), entre os dias 7 e 10 de fevereiro, na cidade de Yucatán, no México. O vice-governador Otaviano Pivetta será um dos dez painelistas do evento "Diálogo com governadores" para falar sobre a experiência do Estado em liderança sobre clima, comunidades e governança.
No evento, Otaviano Pivetta apresentará as iniciativas do Estado para promover o desenvolvimento sustentável, entre elas, o projeto Carbono Neutro MT, que tem a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035, e a estratégia Produzir Conservar e Incluir (PCI), que fomenta a eficiência da produção preservando a vegetação nativa.
Também participam da comitiva estadual a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, o secretário-executivo da Sema, Alex Marega, e a assessora de Relações Internacionais, Rita Chiletto.
A secretária de Meio Ambiente será uma das integrantes do painel "Conhecimento, Inovação, & Tecnologia: Impulsionando os limites para uma conservação e desenvolvimento mais eficazes". Conforme a gestora, integrar esta iniciativa é importante para construir programas e políticas que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa.
“Vamos mostrar que Mato Grosso é um estado que conduz sua política ambiental de forma inclusiva, compatibilizando a produção com a conservação dos recursos naturais. No evento, iremos falar sobre a estratégia voltada ao monitoramento e rastreabilidade da madeira nativa, oriunda do plano de manejo florestal sustentável. O manejo é um dos mecanismos de manutenção da floresta em pé com geração de renda”, destaca.
Mato Grosso é um dos 38 estados subnacionais que atuam em rede para promover a governança de questões climáticas, a Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+), com a colaboração crescente entre os membros.