A pandemia da Covid-19 ainda não acabou e as últimas informações mostram que está ocorrendo um aumento significante. Segundo os especialistas, circula nos Estados Unidos uma nova subvariante XBB.1.5, apelidada de "Kraken".
Comentam, que é uma subvariante derivada da Ômicron e apresenta um grande aumento mutacional. Além de ser a mais transmissível já detectada, pois, segundo os levantamentos só na primeira semana de janeiro foi responsável por 27% dos casos no país. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante já está em alta na Europa também.
Já no Brasil, no dia 6 de janeiro teve o primeiro registro da doença em uma mulher de 54 anos de idade. O alerta feito pelos especialistas é que possa surgir uma nova onda de Covid-19 com a Kraken.
Fadiga, dor no corpo e perda de memória são alguns dos sintomas que podem acompanhar os pacientes da Covid-19 por meses após o diagnóstico. Porém, a doença pode se estender por ainda mais tempo: um novo estudo feito pela Universidad Rey Juan Carlos mostra que 67% das pessoas que tiveram a infecção sofrem com ao menos uma complicação da Covid longa dois anos depois.
Ainda o levantamento mostra que a falta de ar (dispneia) foi mais recorrente no início da Covid-19 entre os pacientes hospitalizados (31,1%) do que entre os não internados (11,7%), enquanto a anosmia (perda do olfato) foi mais comum entre quem não ficou na unidade de saúde. Eles foram avaliados novamente cerca de 23 meses após terem alta hospitalar ou do diagnóstico.
Em outro estudo aponta que pesquisadores descobriram que cerca de 15 milhões de pessoas ainda podem ter problemas para sentir odores em que implicam e afetam pacientes recuperados da COVID-19 conhecida como parosmia. É uma distorção diante de um estímulo existente. É sentir um cheiro de chulé na xícara de café, gosto metálico no suco de frutas ou até mesmo odor de fezes no ovo frito. O olfato está funcionando, mas encontra-se desconectado com o cérebro. Esse distúrbio pode durar meses. Já 12 milhões podem ter problemas com o paladar.
Mín. 24° Máx. 27°