Nutritiva e cultivada em todos os estados do Brasil, a banana tem um papel importante na mesa das famílias. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e demais órgãos, inicia um treinamento sobre Fusariose FOC R4T, mais conhecida como o mal-do-Panamá, que ameaça a cultura da banana no mundo. A capacitação se inicia na quarta-feira, 30, e se estende até o dia 2 de dezembro. O primeiro encontro será no escritório administrativo do Idaf, em Acrelândia.
No Acre, a cultura de banana é de grande importância econômica. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, o estado tem uma produção estimada em mais de 82 mil toneladas da fruta.
Os treinamentos também ocorrem de 22 de novembro a 3 de dezembro, nos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas.
A doença do mal-do-Panamá não tem registros no Acre, mas há um alerta no estado devido a uma ocorrência no Peru.
“Essa doença é drástica em todos os tipos de banana, pois o fungo é muito resistente, podendo ficar no ambiente até 40 anos. Assim, para os técnicos é importante o conhecimento acerca do diagnóstico, identificando as plantas doentes e as principais formas de coleta e identificação”, destacou a engenheira agrônoma e coordenadora de educação sanitária vegetal do Idaf, Sandra Teixeira.
Reunião com servidores do Idaf – 30 de novembro, 15h;
Visita na área de produtores do Ramal Campo Novo – 1 de dezembro, 8h às 15h;
Curso técnico no auditório do Idaf – Rodovia Ac 40, nº 1054, 8h às 13h.
Mín. 24° Máx. 25°