Com proposta de promover a inserção no mundo do trabalho e melhoria da renda das famílias, em situação de vulnerabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com prefeituras municipais, por meio de secretarias municipais de Assistência Social, realiza cursos da Inclusão Produtiva nos municípios de Palmeirópolis, do dia 6 até a sexta-feira, 11, e em Nova Rosalândia de 7 a 11 de novembro. Os cursos de capacitação profissional com carga horária de 40 horas, acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
A diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais, Arely Soares Carvalho Telles, destaca que “todos os cursos promovidos buscam desenvolver competências e técnicas para a inclusão no mundo do trabalho, oferecendo a oportunidade de qualificação, trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social e pobreza”.
Palmeirópolis e Nova Rosalândia
Em Palmeirópolis os cursos serão: customização em sandálias, bonecas e pesos de portas, e de manicure e pedicure. Para Nova Rosalândia serão ministrados cursos de designer de sobrancelhas e maquiagem, além dos cursos de doces e compotas, e panificação.
Aldetina Dias Freitas, 52 anos, está participando do curso de doces e compotas, em Nova Rosalândia. “Nessa semana estamos aprendendo a fazer doces de frutas da região e também conserva de pequi”, destacou. “É uma grande oportunidade, porque aqui temos a Festa do Pequi, onde poderemos apresentar resultados do curso, além de uma renda a mais para nos ajudar nas despesas com a família”, complementou.
Francisca Guedes Campos, 48 anos, também de Rosalândia, está no curso de panificação. “Muito importante o curso. Sou artesã, autônoma e achava que não ia conseguir aprender, pois meu forte não é a culinária. Estou aprendendo e quero repassar os conhecimentos para mais pessoas”, ressaltou.
Quem também participa dos cursos é Keila Pereira Santos, 35 anos. Ela está aprendendo a fazer designer de sobrancelhas e maquiagem para ter mais renda na profissão de cabeleireira. “Estou investindo para ter uma renda melhor”, argumentou.
"A metodologia utilizada é aprender fazendo. Os participantes são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social e durante a execução das capacitações recebem certificados de participação", informou o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Martins Frota.
Cursos da Inclusão Produtiva
Na área da beleza e cuidados pessoais são promovidos cursos de cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelhas, maquiagem, manicure e pedicure, e depilação.
Área de alimentação: panificação, confeitaria, doces e compotas.
Área de artesanato: chita chique, decoupageem vidros, customização de chinelos, pintura em tecidos, peso de porta e bonecas.
Área de vestuário: curso básico de corte e costura.
No Tocantins, de janeiro a junho de 2022, foram capacitadas 374 pessoas, com os cursos da Inclusão Produtiva. “A previsão é para geração de 1.870 empregos; sendo 374 de forma direta e indiretamente 1.496 empregos. A meta é atender os municípios pactuados no Plano de Ação de Inclusão Produtiva do ano de 2022", enfatizou Valter Frota.
Inclusão Produtiva
O Governo do Tocantins desenvolve ações para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, bem como ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.
O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais buscam promover a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de renda.
Mín. 22° Máx. 24°