Quarta, 27 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Ceará

Entidades debatem criação do Movimento “Ceará sem lixo no mar”

Na manhã desta quinta (3), no Cine Cocó, secretários do meio ambiente de Trairi, Amontada, Caucaia, Aracati, Beberibe, Icapuí e São Gonçalo do Amar...

03/11/2022 às 15h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na manhã desta quinta (3), no Cine Cocó, secretários do meio ambiente de Trairi, Amontada, Caucaia, Aracati, Beberibe, Icapuí e São Gonçalo do Amarante – alguns dos 23 municípios litorâneos do estado -, juntamente com representantes de entidades ambientais – como Labomar, Verdeluz, Litter Less, Winds for Future, OAB, Rotary, Beach Park, entre outras – debateram uma agenda comum para desenvolver uma política de gerenciamento da costa cearense. “O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, explicou o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, promotora do evento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), que tem à frente a técnica Luzilene Sabóia.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A ideia é lançar o Movimento “Ceará sem lixo no mar”, no dia 19 de novembro, a partir de um pacto assinado pelos municípios. Célio Fernando, secretário executivo da Casa Civil, ressaltou os avanços ambientais alcançados pelo Ceará, que é um dos estados que ganhará o título de “guardião do mar” (bluekeeper), além do trabalho referencial do atlas marinho, que já tem mais de 150 camadas de informações e deve chegar a mais de 170.

Versângela Duavi, técnica da Codes, falou dos projetos da Sema, como o acompanhamento da implantação do projeto Orla nos municípios do litoral, o Zoneamento Ecológico-Econômico da Costa (ZEEC), a certificação Praia Limpa e a limpeza de praias, rios e lagoas

Continua após a publicidade

O professor Luís Ernesto, coordenador do programa Cientista Chefe Meio Ambiente, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo programa, tais como o atlas marinho, as listas vermelhas de fauna e flora e o planejamento marinho e costeiro. O professor Eduardo Lacerda, por sua vez, listou projetos específicos para o mar e costa: plano de contingência na zona costeira e marinha, planejamento espacial marinho e demarcação da linha de costa.

Gabriela Gomes, do Blue Keepers, explicou como funciona a entidade, em parceria com instituições públicas e privadas. “A cada minuto, no mundo, é despejado no mar uma quantidade de lixo semelhante a uma carga de um caminhão de limpeza. Queremos trazer parceiros que cumpram tratados com metas a serem cumpridas até 2024”, afirmou. De forma virtual, Alexander Turra, também do Blue Keepers, reforçou que “a intenção principal é combater a poluição do plástico em rios e oceanos, de forma sistêmica e duradoura”.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários