O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (23) do primeiro dia do Show Tecnológico de Verão, da Fundação ABC, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O evento, que funciona como uma exposição “na prática” de novas técnicas agrícolas e tecnologias aplicadas ao setor, neste ano recebe uma comitiva do Tocantins, interessados em conhecer a metodologia do agronegócio do Paraná, destaque internacional.
Segundo Darci Piana, o sucesso do Paraná neste setor, que tem se consolidado como um dos principais produtores de alimentos do mundo, está calcado na vocação paranaense para o agronegócio, nos investimentos em tecnologia e infraestrutura e no trabalho conjunto entre o setor público, cooperativas e produtores. “Esse desenvolvimento e essa tecnologia apresentados aqui demonstram a capacidade do nosso Estado, que tem mostrado competência e que conta com a dedicação do cooperativismo”, afirmou.
“O Paraná agora tem avançado também na industrialização do que é produzido no campo, que gera oportunidade para que os produtores ampliem seus rendimentos com base em subprodutos do que sai do campo”, salientou o governador. “O avanço tecnológico que temos fomentado também é fundamental para garantir esse crescimento constante, e o nosso papel, enquanto Governo do Estado, é fomentar esse desenvolvimento, e não atrapalhar”, acrescentou.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Jaime Café, citou que o cooperativismo tem um potencial transformador para o pequeno produtor, que passa a ter condições de competir comercialmente em pé de igualdade com grandes produtores. “Temos um potencial produtivo muito grande, com terras boas, solo rico, e chuva em abundância, que é muito bom para agricultura e pecuária, mas ainda falta o sentimento do cooperativismo”, disse o secretário. “Viemos buscar essa experiência no berço do cooperativismo brasileiro, uma cooperação que é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, especialmente para os pequenos produtores”, salientou Café, que é nascido em Planalto, na região Sudoeste do Paraná. “Tenho muito orgulho de ter nascido nessa terra”, afirmou.
MUDANÇA DE REALIDADE– O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, lembrou que o desenvolvimento completo da cadeia produtiva agropecuária gera avanços nas demais áreas sociais e econômicas. “A experiência paranaense no cooperativismo será bastante importante para podermos traçar os rumos do desenvolvimento do nosso agronegócio”, disse. “E quando se pensa em expandir negócios e fronteiras, a gente entende que pode avançar no aspecto socioeconômico e atrair cada vez mais investimentos, usando essa mola propulsora do agronegócio para avançar também na indústria e na geração de emprego e renda”, afirmou Lima.
Para o chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, o agro está no DNA do Estado. “Temos uma cadeia produtiva completa, sustentável e que gera emprego e renda, e temos uma gestão estadual que se preocupa com o fomento e incentivo ao desenvolvimento, industrialização, tecnologia e investimentos em obras e projetos estruturantes em todas as regiões”, disse o secretário, destacando que esse é um dos segredos do sucesso paranaense no setor.
Também presente no evento, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Soares, ressaltou a importância de expandir as potencialidades dos pequenos produtores. “Estamos no início desse trabalho de implementação do cooperativismo. Há cinco anos a cooperativa Frísia expandiu seus negócios e chegou ao nosso município, e tem levado conhecimento para lá. Inclusive, isso tem atraído a atração de outros cooperados do Paraná, que têm voltado os olhos para o nosso município”, citou o prefeito. “Temos uma localização que é estratégica na questão logística, e essa troca de experiências vai permitir que a gente não apenas atraia investimentos, mas melhore a vida dos pequenos produtores que já são da nossa região”.
SHOW TECNOLÓGICO– O Show Tecnológico de Verão completa 25 anos em 2022 com um evento especial realizado no Campo Demonstrativo e Experimental da Fundação ABC. Trata-se de uma instituição de apoio à pesquisa, que trabalha a favor do agronegócio, em busca de novas tecnologias e soluções para produtores rurais.
Andreas Los, diretor-presidente da Fundação ABC, destacou o evento em modo presencial, após a realização remota da feira devido à pandemia. “Aqui, técnicos e produtores conseguem ver na prática, em um espaço de quase 500 hectares, a aplicação de técnicas e tecnologias que impulsionam a produção no campo”, disse.
Para realização do evento, a fundação recebe o apoio das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Todos os protocolos de segurança estão sendo assegurados para garantir tranquilidade aos visitantes do Paraná e de outros estados, que são aguardados para esta edição.
PRESENÇAS– Também acompanharam a visita do governador em exercício, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimidt; o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus; e o director-técnico da Seab, Benno Doetzer.
Mín. 24° Máx. 25°