Quarta, 27 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Rio Grande do Sul

Fepam completa 32 anos de história neste sábado (4/6)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) completa 32 anos neste sábado (4/6).

04/06/2022 às 09h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
-
-

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) completa 32 anos neste sábado (4/6). A Fepam tem suas origens na Coordenadoria do Controle do Equilíbrio Ecológico do Rio Grande do Sul – criada na década de 70 – e no Departamento de Meio Ambiente (DMA) da antiga Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, antes de ser instituída pela Lei 9.077 de 4 de junho de 1990. Como órgão licenciador do Estado, representa a preocupação do RS com o futuro do meio ambiente e com as práticas sustentáveis.

“A Fundação e as 415 pessoas que, diariamente, a fazem funcionar são um pilar fundamental no desenvolvimento sustentável do Estado, atuando no licenciamento das atividades, na fiscalização ambiental, no monitoramento e na realização de estudos e diagnósticos ambientais. O corpo técnico, com uma qualificação de excelência, faz a diferença e contribui para o funcionamento pleno e organizado da instituição. Neste dia 4 de junho, temos muito a comemorar pela nossa história de sucesso”, afirma o diretor-presidente, Renato Chagas.

Em mais um ano de trajetória, a inovação foi pauta central, com foco na atualização constante do Sistema On-line de Licenciamento Ambiental (SOL), que tornou informatizadas todas as etapas do processo de licenciamento. A aquisição de drones para qualificar as atividades foi outro destaque. As visitas de representantes de órgãos ambientais de outros os estados para intercâmbio de conhecimento e estudos das práticas locais também foram constantes.

“A Fepam sempre foi e continua sendo um órgão ambiental muito reconhecido a nível nacional. Tivemos, nos últimos três meses, a visita de equipes do meio ambiente de Rondônia, do Paraná, de Santa Catarina, buscando interface e conhecimento de pontos nos quais estamos melhor estruturados”, diz Chagas.

Continua após a publicidade

Ações previstas para 2022

Este ano ainda estão previstas a busca de uma maior integração com os municípios por meio do SOL e a mudança de sede. Além disso, a fundação estará representada no Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que terá a sua primeira reunião no primeiro semestre – demonstrando os esforços do Estado para se atingir as metas de redução de emissões de carbono, assumidas pelo Governo na COP26.

Continua após a publicidade

“A instituição seguirá fortalecida para os próximos anos, agregando tecnologia para atender aos anseios da população e continuar prestando com excelência seu primordial serviço à sociedade: cuidar do meio ambiente”, afirma a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, que atuou como presidente da Fepam entre 2019 e abril de 2022.

Texto: Ascom Fepam/Sema
Edição: Secom

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários