
A Coordenadoria de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na quinta-feira (25), na Colônia de Pescadores Z-30, o evento de encerramento da campanha Junho Violeta. A ação reuniu cerca de 70 participantes e teve como objetivo conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, além de incentivar hábitos que promovam um envelhecimento saudável e ativo.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), o evento contou com orientações sobre violência física, psicológica, patrimonial, negligência e abandono, além de informações sobre os canais de denúncia e os órgãos responsáveis pelo atendimento às vítimas.
A programação também incluiu um aulão de ginástica, conduzido pela professora Ilda Maria, reunindo integrantes dos grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos grupos de atividades físicas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Jafia de Oliveira Reis, o trabalho busca não apenas orientar sobre a violência, mas também fortalecer a autonomia e a qualidade de vida da população idosa.
“Nosso objetivo é conscientizar sobre os diversos tipos de violência, mostrar os canais de denúncia e, ao mesmo tempo, incentivar um envelhecimento saudável por meio da atividade física, da alimentação balanceada e da autonomia. Quanto mais ativo o idoso permanece, maiores são as chances de preservar sua independência nas atividades do dia a dia e alcançar mais longevidade”, destaca.


Segundo a coordenadora, manter a pessoa idosa ativa contribui diretamente para a realização de tarefas cotidianas, como vestir-se sozinha, administrar as finanças, fazer compras e cuidar da própria saúde, fatores essenciais para um envelhecimento com mais qualidade de vida.
Durante todo o mês de junho, a campanha também promoveu ações educativas e o Dia D nas Unidades Básicas de Saúde, levando orientações sobre prevenção da violência e valorização da pessoa idosa. Embora a mobilização seja intensificada durante o Junho Violeta, o trabalho de conscientização continua ao longo de todo o ano, em parceria com as UBSs, os Cras e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.


Para Jafia de Oliveira Reis, proteger e respeitar a pessoa idosa é uma responsabilidade coletiva. “Amar, proteger e cuidar da pessoa idosa é um dever de toda a sociedade. A informação é uma ferramenta fundamental para que eles conheçam seus direitos e saibam onde buscar ajuda sempre que necessário”, conclui.






Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação SMS
The post Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo appeared first on Prefeitura de Marabá .
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí Mín. 25° Máx. 26°