O ato de assinatura para a implantação do Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA em Lauro de Freitas ocorreu na sede do programa, no Parque do Queimado, em Salvador. Assinaram o termo: Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, Fernanda Tourinho, diretora Institucional do Neojiba, e Suzana Viana, diretora Administrativa e Financeira do Neojiba.
A implantação do núcleo faz parte das celebrações de 15 anos do Neojiba, que será comemorado oficialmente em outubro deste ano. Para a prefeita Moema Gramacho, é uma oportunidade para jovens do município aprenderem sobre música e se tornarem profissionais. “Sempre estive muito ansiosa para ter um núcleo do Neojiba em Lauro de Freitas. Lembro de quando fui secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia e constituímos o contrato de gestão para que o Neojiba pudesse fazer esse trabalho maravilhoso ao longo dos anos”, relatou.
A prefeita reforça serem 15 anos de inclusão social através da música, de arte, cultura e sensibilidade do programa. “Agora estamos tendo essa oportunidade de ter nossos jovens participando desse programa, um dos mais importantes do ponto de vista da inclusão social e de aflorar talentos. Pais e crianças de Lauro de Freitas viverão outra realidade”, completou Moema com emoção nos olhos.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destaca que a abertura do núcleo no município representa mais uma concretização do programa. O Neojiba consolidou sua força como maior programa de inclusão social pela música no Brasil. Na Região Metropolitana, onde nossas crianças e jovens precisam desse apoio e incentivo, nada melhor que escolher Lauro de Freitas para consolidar essa política que já transformou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens”, disse.
Com participação virtual, por vídeochamada, Ricardo Castro, diretor-geral, maestro titular da Orquestra Juvenil da Bahia e educador no Neojiba, sintetizou a assinatura do termo de cooperação como uma ampliação dos muros do programa. “Este é um momento simbólico porque traz figuras fundamentais para a política pública, como a de Moema, pessoa chave que contribuiu para que o Neojiba chegasse onde está hoje. Esta parceria com uma das maiores prefeituras do Estado é importante para todos nós”, avaliou.
No ato de assinatura, ainda estiveram presentes o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro, o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEMDESC), Tito Coelho, a secretária municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão, a presidente da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, Naide Brito, entre outras autoridades. Os participantes ainda contaram com a apresentação da Orquestra Castro Alves (OCA).
Núcleo Lauro de Freitas.
O novo núcleo do Neojiba em Lauro de Freitas funcionará no endereço da sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, no centro da cidade. O início das atividades está previsto para começar a partir de março. Crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos, não precisam ter conhecimento musical prévio, nem possuir um instrumento musical, para participar das aulas. As pré-inscrições para as atividades gratuitas serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal e do programa Neojiba.
Mín. 24° Máx. 27°