
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) participou, na última terça-feira, 26, de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju para discutir o abastecimento de água em Aracaju. A audiência foi requerida pelo vereador Elber Batalha e reuniu representantes de órgãos públicos, entidades e população.
Durante a audiência, a Agrese reforçou seu papel regulatório e fiscalizador na prestação dos serviços públicos, destacando a atuação da agência na identificação de falhas, cobrança de providências e adoção de medidas regulatórias voltadas à melhoria do abastecimento e à proteção da população.
Na ocasião, a procuradora-chefe da Agrese, Danielle Fantim, ressaltou a importância da participação da população no processo de fiscalização por meio da Ouvidoria da agência. “É importante lembrar que o cidadão pode procurar diretamente a Agrese, mesmo que ainda não tenha protocolo aberto junto à concessionária. A Ouvidoria da Agência está à disposição para receber reclamações, denúncias e informações sobre falhas no serviço, porque esses registros também ajudam a orientar a fiscalização e a atuação regulatória”, destacou.
A procuradora também reforçou a importância do acesso às informações oficiais disponibilizadas pela agência e alertou sobre a necessidade de analisar o conteúdo divulgado nas redes sociais de forma responsável. “Todos os atos normativos da Agrese estão disponíveis, na íntegra, no site da Agência. Por isso, é fundamental que as informações sejam analisadas com responsabilidade, especialmente diante de recortes divulgados nas redes sociais que, muitas vezes, não mostram o contexto completo das decisões”, afirmou.
Durante a audiência, também foram apresentados esclarecimentos sobre a Portaria nº 23/2026, publicada pela Agrese diante das falhas registradas no abastecimento de água. A medida teve caráter coercitivo e foi adotada para pressionar a concessionária a corrigir problemas relacionados ao abastecimento. Posteriormente, a atuação foi convertida em um acordo mais amplo, prevendo compensações aos consumidores efetivamente afetados e investimentos voltados à melhoria do serviço.
A Agrese também destacou que a atuação da agência sobre o tema é contínua e seguirá sendo realizada sempre que forem constatados desabastecimentos, intermitências ou falhas na prestação do serviço.
Por fim, durante a audiência, foi reforçado o papel de cada órgão envolvido na questão. Segundo Danielle Fantim, à Agrese cabe a atuação regulatória, por meio da fiscalização dos serviços, identificação de falhas, cobrança de correções e aplicação de medidas contra a concessionária. “Já questões relacionadas a compensações ao consumidor, como descontos e reparações, pertencem à esfera consumerista, com atuação dos órgãos de defesa do consumidor e do Ministério Público,”pontuou.


Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°