
O estudante Aíke de Jesus, de 17 anos, aluno da 3ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, está em São Paulo participando da terceira e última fase das seletivas internacionais de Química, realizada entre os dias 11 e 23 de maio, na Universidade de São Paulo (USP).
Integrante das turmas ITA/IME Seduc, o jovem representa o Piauí em uma das mais importantes etapas de preparação para competições científicas internacionais.
A seletiva reúne os melhores estudantes do país em um treinamento intensivo, que definirá os representantes brasileiros na Olimpíada Internacional de Química, que acontecerá em julho, no Uzbequistão, e na Olimpíada Ibero-Americana de Química, marcada para outubro, em Fortaleza.
Antes de chegar à fase final, Aíke passou por outras etapas da competição. A primeira consistiu em um curso de nivelamento online. Já na segunda fase, os estudantes fizeram uma prova seletiva nacional. A partir do desempenho, os melhores classificados avançaram para o treinamento presencial na USP.

Durante duas semanas, os participantes terão aulas teóricas e práticas em laboratório, além de avaliações que vão definir os estudantes selecionados para representar o Brasil nas olimpíadas internacionais. Aíke falou sobre a expectativa de participar da seletiva e representar o Piauí em uma competição desse nível.
“Eu estou muito honrado em poder participar dessa competição. Sinto que vai ser um momento de muito aprendizado, troca de conhecimentos e crescimento ao lado de estudantes de todo o Brasil e professores da USP. Espero também que essa conquista incentive outros estudantes piauienses a se interessarem mais pela Química e pelas olimpíadas do conhecimento”, destacou.
O estudante também agradeceu o apoio recebido ao longo da trajetória. “Sou muito grato à minha família, à minha escola e a todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Me sinto muito honrado com essa oportunidade”, completou.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que o desempenho dos estudantes piauienses em olimpíadas científicas é resultado de uma política educacional que vem fortalecendo o incentivo ao conhecimento e à formação de talentos na rede estadual.
“As olimpíadas do conhecimento despertam o interesse dos estudantes, incentivam a dedicação aos estudos e ampliam oportunidades acadêmicas e profissionais. Com o programa Seduc Olímpica, investimos fortemente nesse processo, oferecendo suporte pedagógico, preparação especializada e apoio para que nossos alunos possam participar de competições nacionais e internacionais. A viagem e toda a participação do Aíke nesta etapa estão sendo custeadas pela Secretaria de Estado da Educação, porque acreditamos no potencial dos nossos”, afirmou o secretário.
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará
Ensino Superior Revista internacional publica estudo desenvolvido na UEL sobre efeitos da musculação na saúde de idosas
Educação Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026
Piauí Educação de Floriano passa por transformação completa com obras nas escolas de tempo integral, Uespi e unidades do EJA
Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS Mín. 25° Máx. 26°