
Criado em 2025 pelo Governo do Estado, o programa Barriguinha Cheia tem como objetivo garantir o acolhimento nutricional de estudantes da rede pública logo na chegada à escola. A iniciativa, voltada para alunos do Ensino Fundamental, já beneficia cerca de 120 mil estudantes em 212 unidades escolares, oferecendo alimentos leves antes do início das aulas, como frutas, sucos e vitaminas.
O programa surgiu a partir da necessidade de atender alunos que chegam à escola sem se alimentar, seja pela falta de tempo, longos deslocamentos ou situações de vulnerabilidade social. A proposta é simples: garantir que o estudante não inicie o dia letivo com fome, contribuindo diretamente para sua saúde, a complementação nutricional e a capacidade de aprendizagem.
De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Lucileide Rodrigues, o Barriguinha Cheia vai além da oferta de alimentos e integra uma política mais ampla de cuidado com os alunos. “Pensamos naquele estudante que não consegue tomar café em casa ou que chega à escola depois de muito tempo em deslocamento. Esse acolhimento nutricional faz com que ele entre na sala de aula mais atento. Ninguém estuda com fome”, afirma.
Prática exitosa
A primeira experiência do programa aconteceu no Colégio Estadual João Batista Nascimento, unidade pioneira que já realizava a prática de forma não oficial, em Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa serviu como base para a expansão em toda a rede estadual.
Para o gestor da escola, Dilson Gonzaga Sampaio, os resultados foram percebidos rapidamente, especialmente na permanência dos alunos. “Muitos estudantes chegavam sem ter feito a primeira refeição do dia, o que prejudicava a aprendizagem. Com o programa, conseguimos garantir esse acolhimento logo na chegada, o que reforça a permanência do aluno na escola, melhora a concentração”, destaca. Segundo ele, a frequência também aumentou. “Algumas mães relataram que deixaram de mandar os filhos por não terem como oferecer o café da manhã. Hoje isso não acontece mais”, completa.
Entre os estudantes, a percepção também é positiva. Alunos do 6º ano destacam melhorias na rotina e na concentração. “Achamos que melhorou o lanche e, também, nossa rotina porque ajuda até a passar de ano. Depois que a gente começou a comer antes da aula, fica mais concentrado. É bom chegar na escola e já tomar café. A gente presta mais atenção e o ambiente fica mais tranquilo”, relata Guilherme Venâncio.
O impacto do programa também é sentido por quem prepara os alimentos. A merendeira Maria Franco, que participou do início da iniciativa na escola pioneira, destaca o cuidado envolvido no trabalho. “Tem crianças que vêm sem comer e, muitas vezes, a refeição mais completa do dia é aqui. A gente faz tudo com carinho, como se fosse para nossos filhos. Ver o programa, hoje, em todas as escolas é muito gratificante”, afirma.
Menos infrequência e mais permanência
O acompanhamento do Barriguinha Cheia é realizado pelo DAE por meio de um sistema de alimentação escolar e visitas técnicas às unidades. Apenas em 2025, foram realizadas cerca de 1.500 visitas em escolas da rede estadual. O departamento é dividido em setores responsáveis pela elaboração de cardápios, distribuição dos alimentos, controle fiscal e supervisão, garantindo o funcionamento adequado do programa.
A aquisição dos alimentos é feita por meio de chamada pública, com prioridade para a agricultura familiar, além de compras por registro de preço. O modelo contribui para a qualidade da alimentação oferecida e também fortalece a economia local.
Entre os principais benefícios do acolhimento nutricional estão a melhoria na atenção dos estudantes, o aumento da frequência escolar e o fortalecimento da segurança alimentar. Além disso, o programa está integrado a ações de educação alimentar, com orientações para merendeiras, gestores e alunos.
Ao longo de 2025, o Barriguinha Cheia se consolidou como uma importante política pública na rede estadual de ensino. Com continuidade prevista para 2026, a iniciativa segue ampliando o acesso à alimentação nas escolas e reforçando o compromisso com a permanência e o sucesso dos estudantes na educação pública.
Cidades Arraiá da Conquista: multidão chega cedo e aguarda abertura dos portões para segundo dia de festa no Parque de Exposições
ESPORTE E LAZER Arena Estadual do Oeste do Pará celebra cinco anos de incentivo ao esporte, cultura e inclusão
ESPORTE E LAZER Torneio esportivo movimenta a Usina da Paz Guamá e destaca talentos de atletas
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Cidades Com indicativo de greve nacional dos garis, Prefeitura orienta moradores sobre descarte do lixo durante paralisação
Cuiabá - MT Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
Cuiabá - MT Secretarias da Mulher e de Assistência Social levam acolhimento à comunidade rural
Portos do Paraná 4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros
CONSERVAÇÃO Mais de 100 filhotes de tartarugas marinhas são soltos em Salinópolis com o apoio do Estado Mín. 22° Máx. 24°